
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Paraná | - |
| Autor(es): dc.creator | PÂMELA EMI KOGA | - |
| Autor(es): dc.creator | LETÍCIA ZEM MESSIAS | - |
| Autor(es): dc.creator | FELIPE DALLA PRIA LEME | - |
| Autor(es): dc.creator | GHEYSA CAROLINE PRADO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:25:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:25:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92521 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92521 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo apresenta a fase exploratória do projeto de pesquisa “Estratégias de design para promoção da mobilidade urbana ativa” desenvolvida no Programa de Iniciação Científica do Departamento de Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O trabalho começou a ser desenvolvido com discussões semanais, lendo textos de base e realizando mapeamentos de trajetos individuais em busca de pontos de conexão. Durante o processo, foi utilizada a ferramenta de revisão bibliográfica assistemática a partir de palavras-chave relacionadas à mobilidade ativa, mobiliário urbano, pedestres e bicicletas. A busca ajudou a identificar estratégias de design em projetos, assim como sua relação com o direito e desenvolvimento da cidade, planejamento urbano e inovação social. Os resultados permitiram a identificação de conceitos convergentes acerca do tema, reforçando a importância das funções práticas, estéticas e simbólicas dos mobiliários urbanos existentes nas cidades para sua utilização efetiva. Esses conceitos fornecem subsídios teóricos para o desenvolvimento da próxima etapa da pesquisa, a fase de campo. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | VIII Simpósio de Design Sustentável/Symposium on Sustainable Design (2021) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Design, Mobilidade urbana ativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Espaços públicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Design ativismo. | - |
| Título: dc.title | DESIGN E CIDADES: ESPAÇOS PÚBLICOS E A RELAÇÃO COM A MOBILIDADE URBANA ATIVA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: