
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | UFLA | - |
| Autor(es): dc.creator | UFU | - |
| Autor(es): dc.creator | UFV | - |
| Autor(es): dc.creator | UFLA | - |
| Autor(es): dc.creator | UFMG | - |
| Autor(es): dc.creator | GUSTAVO ALVES DE MELO | - |
| Autor(es): dc.creator | SAMUEL BORGES BARBOSA | - |
| Autor(es): dc.creator | MARIA GABRIELA MENDONÇA PEIXOTO | - |
| Autor(es): dc.creator | MARIA CRISTINA ANGÉLICO MENDONÇA | - |
| Autor(es): dc.creator | FÁTIMA MACHADO DE SOUZA LIMA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:42:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:42:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92513 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92513 | - |
| Descrição: dc.description | O presente estudo teve por objetivo analisar o projeto de desenvolvimento sustentável do bioma amazônico, denominado Amazônia 4.0. Frente a isso, foram expostos seus desafios e benefícios de implementação, contribuindo para a formação de opinião e geração de conhecimento na área. Dessa forma, o estudo se caracterizou como uma pesquisa aplicada de caráter exploratório. Além disso, este se pautou em uma abordagem qualitativa e na utilização de pesquisas bibliográficas como procedimento técnico para a obtenção de informações. Diante a isso, foram verificados benefícios mediante a aplicação de técnicas de manejo sustentável pautadas nas bases da Quarta Revolução Industrial (4RI) tanto para a melhoria de cultivos já domesticados quanto para a descoberta de novos ativos biológicos. Além disso, a expansão de técnicas racionais de aproveitamento da floresta tende a reduzir os impactos causados pela exploração irracional, visto que auxiliam no processo de captura de carbono da atmosfera e movimentam de forma equilibrada a economia agroflorestal da região. Todavia, o estudo reitera a importância de práticas fiscalizadoras desenvolvidas de forma paralela às práticas de manejo sustentável a fim de obter maior controle e punir aqueles que veem a exploração irracional como único caminho para o aproveitamento do bioma. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | VIII Simpósio de Design Sustentável/Symposium on Sustainable Design (2021) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Amazônia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Exploração racional. | - |
| Título: dc.title | AMAZÔNIA 4.0: CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: