RELAÇÕES INTERNACIONAIS: O MERCADO DE TRABALHO PARA O INTERNACIONALISTA NO BRASIL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPPGCP - UFPR-
Autor(es): dc.creatorJorge Luiz Marques Schlichting-
Autor(es): dc.creatorIngrid Barbosa Moreira-
Autor(es): dc.creatorRafael Cordeiro Vilas Boas de Andrade-
Autor(es): dc.creatorAudren Marlei Azolin-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:54:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:54:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/92503-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92503-
Descrição: dc.descriptionNeste século XXI as transformações ocorridas e as que estão ainda em curso, em grande medida devido à globalização, nos mostram a importância do internacionalista nos processos políticos e comerciais. A questão que move este comunicado consiste no seguinte: como se encontra o mercado de trabalho para o internacionalista no Brasil? A partir deste questionamento mais amplo, questiona-se também quais são as áreas de atuação do internacionalista no Brasil? O objetivo geral é mapear o mercado de trabalho para o internacionalista no Brasil. O que nos leva a mapear as atividades, funções, áreas de atuação, perfil profissional etc. Por sua vez, os objetivos específicos são: 1) Identificar e analisar o mercado de trabalho para o internacionalista na perspectiva de cursos de bacharelado em Relações Internacionais e 2) classificar o mercado de trabalho para o internacionalista no Brasil, identificando as diferentes áreas de atuação. Nossas fontes de pesquisa foram os dados do Ministério da Educação (E-mec) e os sites dos cursos de relações internacionais analisados. A metodologia utilizada é exploratória, uma vez que não foi identificada uma literatura consolidada que trate do assunto, além de poucos estudos sobre o tema. A estratégia metodológica utilizada é quantitativa e qualitativa, a partir da Análise de Conteúdo que, enquanto técnica, nos permite classificar o mercado de trabalho para o internacionalista em diversas categorias relativas às áreas de atuação e às atividades do internacionalista, apresentadas nas ofertas de emprego e estágio. Quantitativamente identificou-se, dentro do universo analisado a proeminência da modalidade presencial, de IES com natureza privada, concentração dos cursos no Sudeste brasileiro e que os sites fazem mais referência a atividades do espaço de atuação privado. Qualitativamente a análise, nos trouxe que há um significativo avanço dentro do espaço privado, da área afeta às relações governamentais/institucionais como atividade desenvolvida pelo internacionalista.Palavras-Chave: Relações Internacionais; Mercado de Trabalho; Áreas de Atuação; Atividades Profissionais; Profissionalização.DOI: 10.5380/SDCP1.2020.gt5_art47-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationI Seminário Discente de Ciência Política da UFPR (2020)-
Título: dc.titleRELAÇÕES INTERNACIONAIS: O MERCADO DE TRABALHO PARA O INTERNACIONALISTA NO BRASIL-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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