
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | UFPR | - |
| Autor(es): dc.creator | Alice Vila Nova Procopiuk Walter | - |
| Autor(es): dc.creator | Ednaldo Aparecido Ribeiro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:22:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:22:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92465 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92465 | - |
| Descrição: dc.description | A literatura sobre as relações entre religião e política na América Latina tem sugerido que mercados religiosos mais fechados geram maior ativismo entre grupos denominacionais minoritários. Essas análises, porém, se concentram na atuação de elites políticas e atores coletivos, sendo raros os testes envolvendo o comportamento do cidadão médio. Diante disto, o presente artigo investiga os efeitos do fenômeno religioso na sua dimensão individual e contextual sobre o protesto político nessa região. Combinando dados produzidos pelo Latin American Public Opinion Project com medidas do Pew Research Center e da Association of Religion Data Archives, foram propostos modelos de regressão logísticos hierárquicos. Os resultados indicam efeitos reduzidos da afiliação religiosa e impactos mais consistentes da frequência aos cultos/missas. Os efeitos do contexto religioso reforçam essa conclusão, já que a maioria dos indicadores não se mostrou relevante na explicação da participação em protesto.Palavras-Chave: Protesto; Ativismo Religioso; Contexto Religioso; América Latina.DOI: 10.5380/SDCP1.2020.gt1_art01 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | I Seminário Discente de Ciência Política da UFPR (2020) | - |
| Título: dc.title | RELIGIÃO, MERCADO RELIGIOSO E PROTESTO POLÍTICO NA AMÉRICA LATINA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: