Vai de carro, bicicleta, ônibus ou correndo? A campanha eleitoral para a prefeitura de Curitiba em 2020 no Instagram

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUFPR-
Autor(es): dc.creatorMurilo Brum Alison-
Autor(es): dc.creatorTiago Borges-
Autor(es): dc.creatorDjiovanni J. França Marioto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:31:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:31:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/92444-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92444-
Descrição: dc.descriptionO objeto de análise deste trabalho é a campanha eleitoral de 2020 para a Prefeitura de Curitiba. A pesquisa possui como limitação a rede social digital Instagram e os quatro primeiros colocados da disputa eleitoral, sendo eles o reeleito Rafael Greca, do partido Democratas (DEM), Goura Nataraj, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Fernando Francischini, do Partido Social Liberal (PSL), e Dr. João Guilherme, do Partido Novo (NOVO). Assim, a pesquisa tem como intenção responder às seguintes questões: 1) Como estes quatro candidatos gerenciaram suas imagens na plataforma Instagram?; 2) Houve um personalismo, ou seja, um distanciamento com os partidos?; 3) Existe uma tentativa de aproximação com o cidadão comum, seja mostrando sua vida privada ou colocando o cidadão comum como protagonista?; e 4) Durante a campanha, ocorreu um processo de personalização?. Para responder a essas questões, foi realizada uma análise de conteúdo das postagens feitas pelos candidatos durante a primeira semana oficial de campanha, dia 27 de setembro até 03 de outubro, e a última semana, dia 08 até 14 de novembro, o que resultou em um corpus de 927 posts analisados. No geral, os resultados apontam que os candidatos utilizaram a rede para gerenciar a imagem pessoal, contando muito com a presença de eleitores e apoiadores nas postagens. Também, houve um distanciamento dos respectivos partidos, com exceção de João Guilherme (NOVO). Por fim, as campanhas de Greca (DEM) e Francischini (PSL) ficaram mais personalistas da primeira para a última semana (personalização), enquanto que a de João Guilherme (NOVO) ficou menos personalista.Palavras-chave: campanha eleitoral; Instagram; Curitiba; personalização; imagem pública.  DOI: 10.5380/2dcp2021.artcomp01p13-30-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationII Seminário Discente de Ciência Política da UFPR (2021)-
Título: dc.titleVai de carro, bicicleta, ônibus ou correndo? A campanha eleitoral para a prefeitura de Curitiba em 2020 no Instagram-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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