O peso das redes sociais Facebook, Instagram e Twitter no resultado das eleições para vereador em Curitiba na campanha eleitoral de 2020

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUFPR-
Autor(es): dc.creatorLuiz Arilton Vieira-
Autor(es): dc.creatorAnielly Dalla Vecchia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:02:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:02:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/92443-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92443-
Descrição: dc.descriptionDesde o avançar da internet, partidos e postulantes a cargos eletivos têm se utilizado desse recurso para aprimorar a comunicação política entre candidatos e eleitores, e ampliar o alcance das suas campanhas eleitorais. É nesse novo cenário de campanhas online que surge a utilização dos sites e aplicativos de redes sociais digitais. Essa nova tecnologia tem sido considerada capaz de aproximar e melhorar a visibilidade do candidato, além de representar uma inovação no jeito do político informar, recrutar, mobilizar e interagir com a sociedade. Partindo desse pressuposto, essa pesquisa teve como objetivo, analisar a força das redes sociais no resultado das eleições para vereador em Curitiba, no ano de 2020. Para tanto, no dia da eleição, levantou-se a quantidade de seguidores dos candidatos nas páginas digitais do Facebook, Instagram e Twitter. Foram selecionados os 83 candidatos mais votados e os dados nas redes sociais foram coletados concomitantemente à divulgação da contagem dos votos, entre às 17h30 e 23h00, do dia 15 de novembro de 2020. A somatória dos seguidores foi correlacionada com o número de votos obtidos pelos candidatos. Os resultados demonstram uma correlação positiva de p=0,600 entre o número de seguidores e a quantidade de votos. Também confirmam o Facebook como rede social mais popular e principal ferramenta de campanha entre os candidatos. Isoladamente, o Facebook respondeu por uma correlação de p=0,585 entre número de seguidores e soma de votos. Desse modo, os dados corroboram achados anteriores que já reconheciam a importância das redes sociais e sinalizavam a sua utilização como estratégia de campanha eleitoral pelos atores políticos.Palavras-chave: eleições; vereador; Curitiba; redes sociais.  DOI: 10.5380/2dcp2021.artcomp01p13-29-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationII Seminário Discente de Ciência Política da UFPR (2021)-
Título: dc.titleO peso das redes sociais Facebook, Instagram e Twitter no resultado das eleições para vereador em Curitiba na campanha eleitoral de 2020-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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