Ouvidoria em saúde como espaço de cidadania e direitos na pandemia da COVID-19

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUFPR-
Autor(es): dc.creatorCamila Siqueroli de Lima-
Autor(es): dc.creatorLilian Denise Mai-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:31:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:31:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/92440-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92440-
Descrição: dc.descriptionA Ouvidoria é um órgão obrigatório nas instituições públicas de administração direta e indireta a partir da Constituição Federal/1988, servindo de canal de diálogo, participação democrática e controle social. Ouvidorias hospitalares buscam humanização da saúde por meio de escuta ativa, qualificada e responsável, oferecendo soluções para demandas registradas. O objetivo do estudo foi analisar o processo de trabalho, potencialidades e fragilidades de uma ouvidoria hospitalar na ocorrência de uma pandemia de saúde pública. Trata-se de pesquisa quantitativa, aplicada, descritiva e documental, em duas Ouvidorias de um Hospital Universitário do Norte do Paraná. A coleta de dados foi entre outubro/2020 e janeiro/2021, por consulta às manifestações registradas durante 05 meses antes e 05 meses durante a pandemia da Covid-19, compreendendo outubro/2019 a julho/2020, e a dados gerais referentes aos atendimentos, internações e óbitos nos anos de 2019 e 2020. Os dados foram tabulados e analisados conforme estatística descritiva simples, destacando perfil dos demandantes, eixos temáticos das manifestações e modalidades de registro. Aprovado em Comitê de Ética, com Parecer nº 4.319.845, de 05/10/2020. Os resultados apontaram, em ambas, um total de 957 registros no período, sendo 436 antes e 521 registros durante a pandemia. Os meios de registro mudaram, diminuindo-se os presenciais e aumentando os eletrônico-virtuais. As demandas envolveram: perdas de pertences de pacientes, processos de trabalho e aspectos relacionais, solicitação de informações de pacientes internados, solicitação de cópia de prontuários e documentos médicos, reagendamento ou confirmação de consultas e exames e reclamações em geral. Conclui-se pela defesa e importância da ouvidoria dentro do serviço público, representando um espaço acolhedor e garantidor de direitos, repassando informações à administração para melhorias dos serviços prestados à população e aumentando a confiabilidade da organização frente à sociedade.Palavras-chave: ouvidoria; participação social; humanização da assistência.  DOI: 10.5380/2dcp2021.artcomp01p13-26-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationII Seminário Discente de Ciência Política da UFPR (2021)-
Título: dc.titleOuvidoria em saúde como espaço de cidadania e direitos na pandemia da COVID-19-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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