
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Paraná | - |
| Autor(es): dc.creator | Diogo Tavares | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:16:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:16:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92429 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92429 | - |
| Descrição: dc.description | Coalizões de governo formam-se quando nenhum partido ocupa uma maioria absoluta de cadeiras no legislativo, e os chefes de governo não detém de prerrogativas suficientes para implementar políticas nessas condições. O foco desse trabalho é saber como a literatura da Ciência Política explora a como o processo de formação das coalizões de governo podem impactar no comportamento dos atores legislativos no processo decisório. Buscaremos investigar, quais os métodos, técnicas e indicadores utilizados para mensurar essa possível relação? Nosso objetivo é explorar de forma sistemática a literatura especializada trata do tema. Para isso, realizamos uma leitura protocolizadas de 13 artigos, a maioria deles indexados na plataforma Scopus, buscando cumprir as seguintes tarefas: (i) coletar trabalhos que falem sobre coalizões de governo e comportamento legislativo; (ii) verificar a construção dos problemas de pesquisa desses trabalhos; (iii) analisar o recorte espacial das pesquisas (iv) verificar a metodologia analisada; (v) listar os indicadores empíricos, e métodos indicados para medir o comportamento legislativo dos agendes em coalizão. Verifico nessa análise que tema é uma preocupação corrente nos estudos sobre coalizões de governo, principalmente no contexto de separação de poderes do presidencialismo, e que há uma infinidade de possibilidades no que tange a métodos e técnicas de pesquisa para mensurar a relação entre vaiáveis sobre a formação de governos e comportamento legislativo. Palavras-Chave: Coalizão; governos; comportamento legislativo.DOI: 10.5380/2dcp2021.artcomp01p13-50 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | II Seminário Discente de Ciência Política da UFPR (2021) | - |
| Título: dc.title | Coalizões de governo e processo decisório: uma revisão sistemática | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: