
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Paraná | - |
| Autor(es): dc.creator | Amanda Sangalli | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigo da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Gabryela Gabriel | - |
| Autor(es): dc.creator | Nilton Sainz | - |
| Autor(es): dc.creator | Rafael Perich | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:24:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:24:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92427 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92427 | - |
| Descrição: dc.description | Em tempos de pandemia, observamos a importância de determinados atores governamentais na implementação de políticas públicas. Entre esses casos, se destacam os ministros da saúde. Em perspectiva comparada entre Brasil e Argentina, questionamos quais os perfis dos ministros de Estado da Saúde. Pretendemos: i) investigar as competências técnicas atreladas aos perfis de ministros da saúde; ii) analisar as relações dos ministros com entidades associativas; iii) examinar o perfil dos nomeados em relação à carreira política em ambos os países. Fazem parte deste estudo os ministros brasileiros e argentinos que compuseram as pastas de jurisdição social, no período de 1983 a 2019. O universo da pesquisa é composto por 222 casos brasileiros e 71 argentinos. Utilizamos estatística descritiva e analisamos as possibilidades de interação entre variáveis através de Análise de Correspondência Múltipla (ACM) por meio do software SPSS Statistics IBM®. Consideramos as variáveis: expertise; carreira política; e vínculo associativo. Os resultados parciais indicam que no Brasil, 61% dos ministros da saúde possuíam carreira política antes do cargo, em contraste a isso, na Argentina somente 15,7% dos ministros analisados possuía carreira política. Em termos de expertise profissional, tanto no Brasil quanto na Argentina, prevalecem ministros com competência específica na área, em respectivamente 69% e 68,4% dos casos. Quando analisado o vínculo associativo, o Brasil revela uma associação significativa entre o Ministério da Saúde e atores representantes de associações (70%), enquanto na Argentina apenas 10,5% possuem essa característica. As análises futuras exigem o aprofundamento na busca por explicar quem são os ministros da saúde em ambos os países, identificando principalmente as causas das discrepâncias entre os casos. Palavras-Chave: Presidencialismo; Elites estatais; Perfil ministerial; Ministério da Saúde.DOI: 10.5380/2dcp2021.artcomp01p13-48 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | II Seminário Discente de Ciência Política da UFPR (2021) | - |
| Título: dc.title | Quem chefia os ministérios da Saúde: uma perspectiva comparada entre Brasil e Argentina | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: