
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Paraná | - |
| Autor(es): dc.creator | Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho | - |
| Autor(es): dc.creator | Nicole Fassio Mahlow Tricarico | - |
| Autor(es): dc.creator | Theo Peixoto Scudellari | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:36:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:36:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92421 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92421 | - |
| Descrição: dc.description | O presente artigo traz como cerne central as relações entre o funcionamento da democracia e o papel da opinião pública sobre esta, tendo como panorama as eleições estadunidenses de 2020. Ou seja, há o objetivo central de se compreender os principais eventos que exerceram influência significativa sobre o pleito e, desta forma, puderam “moldar” a opinião pública tanto para o voto em si como para a própria concepção geral sobre as principais características da democracia no país. A partir disso, torna-se possível a exploração dos principais efeitos da opinião pública - principalmente em um contexto polarizado como o da eleição de 2020 nos EUA - sobre o processo eleitoral e sobre a democracia, entendendo seus principais efeitos e implicações. Para que tais objetivos possam ser cumpridos, são utilizados obras de Robert Dahl sobre a democracia e sua conceituação, bem como artigos científicos, reportagens e matérias jornalísticas para embasamento empírico sobre os contextos envolvidos no país para as eleições. A análise efetuada e descrita nas seções seguintes contribui, portanto, para o entendimento sobre a relação intrínseca entre a sociedade e o sistema democrático em que se encontra, bem como as formas pelas quais os fenômenos influenciam no processo de mobilização social e essa, por sua vez, nas urnas. A opinião pública, portanto, é um fator não apenas de impacto midiático e apenas fundamentado a partir do voto, mas compreende também uma série de esferas que repercutem diretamente nos pilares estruturados como base da democracia. Palavras-Chave: Democracia; Opinião Pública; Eleições EUA; Robert Dahl.DOI: 10.5380/2dcp2021.artcomp01p13-39 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | II Seminário Discente de Ciência Política da UFPR (2021) | - |
| Título: dc.title | Democracia e opinião pública no rumo das eleições estadunidenses de 2020 | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: