Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Paraná | - |
Autor(es): dc.creator | Douglas Henrique Novelli | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:32:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:32:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92418 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92418 | - |
Descrição: dc.description | Conforme destacado por Nye, a melhor forma de medir o soft power de uma nação é através de pesquisas de opinião. Todavia, essas não costumam ser realizadas a nível internacional em um volume que permita o teste do conceito utilizando métodos quantitativos formais. Buscando superar essa lacuna, a presente pesquisa adota uma abordagem distinta, aplicando o método da Análise Qualitativa Comparada (QCA) ao questionar em quais conjuntos de condições causais o soft power de uma nação parece auxiliar na produção de resultados políticos internacionalmente. Para medir o soft power dos Estados analisados, emprega a pesquisa de opinião organizada pelo instituto GlobeScan, que questiona aos entrevistados se eles percebem determinado Estado como uma influência majoritariamente positiva ou negativa no mundo. Para a variável de resultados, recorre aos dados das votações na Assembleia Geral da ONU (AGNU), compilados por Voeten, Strezhnev e Bailey (2009). Finalmente, utiliza como variáveis de controle dados do UN Comtrade sobre comércio internacional; e do projeto Correlates of War sobre alianças formais entre Estados. Adota-se aqui uma lógica relacional, trabalhando com os 45 casos de possíveis combinações únicas entre dois dos dez Estados que, simultaneamente, constam na pesquisa GlobeScan como respondentes e objetos da pesquisa. A partir dos resultados, duas combinações causais emergiram como suficientes para dois Estados apresentarem um padrão de votações semelhante na AGNU, sendo elas: (1) a presença simultânea de altos índices de opiniões positivas e de baixos índices de opiniões negativas (ambos associados ao soft power de uma nação); e (2) a presença simultânea de altos índices de opiniões positivas e alianças formais entre os Estados. Esses achados reforçam as teses de Nye sobre a importância do soft power para a política internacional e seus efeitos sobre as relações entre os Estados. Palavras-Chave: Soft Power; QCA; Assembleia Geral das Nações Unidas. DOI: 10.5380/2dcp2021.artcomp14p385-417 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | II Seminário Discente de Ciência Política da UFPR (2021) | - |
Título: dc.title | A efetividade do soft power: uma análise qualitativa comparada | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: