Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do ABC | - |
Autor(es): dc.creator | Eliza Odila Conceição Silva Donda | - |
Autor(es): dc.creator | Marcus Vinícius Santos Toledo | - |
Autor(es): dc.creator | Nelson Soutero Coutinho Neto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:20:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:20:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92417 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92417 | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo busca demonstrar como a utilização da Teoria Crítica, na perspectiva teórica do neo-gramscianismo e sob uma ótica decolonial, pode ser utilizada de modo a colaborar no processo de expansão da compreensão dos sentidos do fenômeno da migração enquanto um ato que ocorre naturalmente na sociedade, a despeito das diversas tentativas de negação desse fato e criminalização do ato de migrar. Para além desse intuito, pretende-se também verificar como este acontecimento tem sido utilizado por determinadas elites dominantes, sejam elas neocolonizadoras ou descolonizadas (mas que repetem o padrão opressor colonial), que se apropriam da organicidade intelectual, para manter uma lógica de diferenciação em prol de desigualdades, além de preservar, nesse sentido, o status quo do Estado-nação moderno, por meio do qual as esferas de poder em uma lógica capitalista apropriam-se do etnocentrismo para criar ou intensificar novas formas de manutenção do poder. Busca-se demonstrar que as observações das teorias neo-estruturalistas e neoliberais não conseguem responder politicamente de forma satisfatória às exigências de modernização do Estado, saindo da posição de categoria teórica para se tornar apenas em ferramenta de controle social. Para buscar atingir os objetivos propostos, foi realizado um trabalho de levantamento bibliográfico alinhado com a intenção de mobilizar o debate em torno dos fenômenos de caráter migratório. Por fim, É um dos intuitos do trabalho demonstrar que toda discussão a esse respeito está fundamentalmente atrelada à ideia de que a estrutura que a cerca é moldada com o intuito de se pensar no funcionalismo como única ‘saída’ para as crises. Palavras-Chave: Política Migratória; Desigualdades; Neo-gramscianismo; Decolonialidade; Inclusão.DOI: 10.5380/2dcp2021.artcomp01p13-35 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | II Seminário Discente de Ciência Política da UFPR (2021) | - |
Título: dc.title | Desigualdade e migração: debate da Teoria Crítica como proposta para mudança política | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: