PROFESSOR SEM ESTRESSE: DESAFIOS DA DOCÊNCIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUFRGS-
Autor(es): dc.creatorRodrigo de Azambuja Guterres-
Autor(es): dc.creatorJosé Claudio Del Pino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:37:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:37:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/92376-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92376-
Descrição: dc.descriptionOs problemas que afligem a profissão docente não são algo novo, nem original, acham-se ligados à própria origem, ao desenvolvimento histórico e à valorização social dessa profissão. A presente pesquisa teve como propósito de realizar uma revisão de literatura e uma imersão nos conceitos e definições acerca do tema. A conceituação do mal/bem estar encontra-se presente no discurso de alguns autores. Para Jesus (2007), os professores são os profissionais que possuem mal-estar mais elevado. Este se conceitua a partir da realidade apresentada, como: a insatisfação profissional, o stress, o absenteísmo, o baixo empenho profissional, o desejo de abandono da profissão docente e, em estados mais graves, a depressão. Além disso, o autor aponta estratégias para superar o mal-estar e construir um bem-estar. È de suma importância atentar para que o decente necessite reconhecer a existência do mal-estar em si, compreendendo os sintomas e identificando os fatores que contribuem para tal situação, e, por fim, desenvolver programas personalizados para a sua redução. O trabalho em equipe e a formação docente podem ser formas para saber lidar com o stress e constituir o bem-estar. Ou seja, é importante o professor utilizar estratégias para enfrentar as dificuldades e as exigências profissionais, tornando-se uma pessoa resiliente, motivada e mais feliz. Por fim, vale ressaltar que este estudo não tem a pretensão de finalizar essas discussões, mas que sirva como referência para outros estudos e que contribua para melhorar a prática docente em todas as suas esferas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationII Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019)-
Palavras-chave: dc.subjectSatisfação-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação-
Palavras-chave: dc.subjectBem-Estar.Docente.-
Título: dc.titlePROFESSOR SEM ESTRESSE: DESAFIOS DA DOCÊNCIA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.