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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | UFRGS | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigo de Azambuja Guterres | - |
Autor(es): dc.creator | José Claudio Del Pino | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:37:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:37:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92376 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92376 | - |
Descrição: dc.description | Os problemas que afligem a profissão docente não são algo novo, nem original, acham-se ligados à própria origem, ao desenvolvimento histórico e à valorização social dessa profissão. A presente pesquisa teve como propósito de realizar uma revisão de literatura e uma imersão nos conceitos e definições acerca do tema. A conceituação do mal/bem estar encontra-se presente no discurso de alguns autores. Para Jesus (2007), os professores são os profissionais que possuem mal-estar mais elevado. Este se conceitua a partir da realidade apresentada, como: a insatisfação profissional, o stress, o absenteísmo, o baixo empenho profissional, o desejo de abandono da profissão docente e, em estados mais graves, a depressão. Além disso, o autor aponta estratégias para superar o mal-estar e construir um bem-estar. È de suma importância atentar para que o decente necessite reconhecer a existência do mal-estar em si, compreendendo os sintomas e identificando os fatores que contribuem para tal situação, e, por fim, desenvolver programas personalizados para a sua redução. O trabalho em equipe e a formação docente podem ser formas para saber lidar com o stress e constituir o bem-estar. Ou seja, é importante o professor utilizar estratégias para enfrentar as dificuldades e as exigências profissionais, tornando-se uma pessoa resiliente, motivada e mais feliz. Por fim, vale ressaltar que este estudo não tem a pretensão de finalizar essas discussões, mas que sirva como referência para outros estudos e que contribua para melhorar a prática docente em todas as suas esferas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | II Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Satisfação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bem-Estar.Docente. | - |
Título: dc.title | PROFESSOR SEM ESTRESSE: DESAFIOS DA DOCÊNCIA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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