A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO ATRAVÉS DAS MOSTRAS CIENTÍFICAS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)-
Autor(es): dc.creatorInstituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)-
Autor(es): dc.creatorAlex Miranda Santana-
Autor(es): dc.creatorLizandra Brasil Estabel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:26:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:26:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/92374-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92374-
Descrição: dc.descriptionO texto apresenta estudo sobre a participação de estudantes nas mostras científicas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul e procura avaliar o processo de construção de conhecimento a partir da produção de trabalhos por jovens cientistas para estes eventos. Tem como objetivos observar o processo de realização das Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão, observar, também, a dinâmica entre professores e alunos e destes com a pesquisa científica, identificar as condições de pesquisa e ambientes de aprendizado disponíveis aos estudantes, analisar como as fontes de informação são escolhidas pelos estudantes para a elaboração dos trabalhos para as Mostras e avaliar a interação intrainstitucional envolvida na formação de jovens pesquisadores pelos Institutos Federais. O trabalho foi realizado por meio de pesquisa de campo com abordagem qualitativa, conduzida por meio de estudo de caso de caráter exploratório e descritivo. A coleta de dados foi feita por entrevista dos sujeitos durante a apresentação dos trabalhos. Relata e analisa as respostas dos entrevistados com fundamento na teoria de Vigotski sobre mediação, apontando críticas e enaltecimentos dos sujeitos à formação de jovens cientistas. Avalia o processo de orientação de pesquisadores e o conhecimento construído durante a preparação dos trabalhos apresentados nas Mostras Técnicas da instituição.  -
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationII Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019)-
Palavras-chave: dc.subjectMostra científica-
Palavras-chave: dc.subjectMediação-
Palavras-chave: dc.subjectConstrução de conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência em informação.-
Título: dc.titleA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO ATRAVÉS DAS MOSTRAS CIENTÍFICAS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.