Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal de Santa Catarina | - |
Autor(es): dc.creator | Maico Gehrmann | - |
Autor(es): dc.creator | William Barbosa Vianna | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:47:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:47:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92372 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92372 | - |
Descrição: dc.description | Objetivo – Fazer uma revisão sistemática da literatura com o intuito de apresentar o estado atual das pesquisas acerca do tema Gestão da Tecnologia da Informação (TI). Metodologia – Trata-se de um estudo de caráter bibliográfico, exploratório e descritivo com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio de levantamento bibliográfico nas bases de dados: ACM Digital Library; Scopus; Institute of Electrical and Electronic Engineers(IEEE); Science Direct; EBSCO; Web Of Science; e SCIELO. Com base nos termos IT Management e Information Tecnology Management. Fundamentação Teórica - Teoria de Gestão Empresarial com foco nas Gestão das Tecnologias da Informação. Conclusão e Resultados – Os resultados identificaram que uma Gestão de TI veem sendo amplamente pesquisada na última décadas. Existem uma grande quantidade de Frameworks reconhecidos como melhores praticas de gestão, que são utilizados pelos Gestores de TI como ferramentas facilitadoras em respostas a suas principais preocupações, dentre os quais se destacam o ITIL, as Normas ISO/IEC 20000 e o CobiT®. Existe uma sinergia entre os assuntos relacionados a Gestão de TI e as principais preocupações organizacionais relacionadas ao Tema. Surgiram duas questões de pesquisas futuras as quais poderão ser aprofundadas: abordagem do Alinhamento de TI com o negócio pela Governança de TI; Despreocupação dos Gestores de TI perante a Gestão de Dados e Informação. Contribuições – Contribuição teórica e prática para a área e sintetize do conhecimento gerado acerca da temática de estudo, o que possibilita um melhor entendimento acerca de quais frameworks estão sendo usados na Gestão de TI e para qual finalidade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | II Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão das Tecnologia da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão de TI | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão de Dados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Revisão Sistemática | - |
Título: dc.title | GESTÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO: UMA REVISÃO DA LITERATURA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: