
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Universidade de Brasília | - |
| Autor(es): dc.creator | Robson Lopes de Almeida | - |
| Autor(es): dc.creator | João de Melo Maricato | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:10:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:10:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-24 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92371 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92371 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho é reflexo da proposta da tese de doutoramento do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília, na linha de pesquisa Comunicação e Mediação da Informação. Visa contribuir para o estudo de métricas e indicadores para auxiliar os processos de gestão da inovação nas universidades. Nesse sentido, busca delinear os caminhos para construção de um conjunto de indicadores que contemplem as diferentes manifestações de inovação no âmbito da universidade. Tem-se como objetivo geral a proposta de um sistema de métricas de inovação para a Universidade de Brasília a partir de indicadores reconhecidos, segundo o seu contexto. Como procedimentos metodológicos, além do levantamento bibliográfico sobre questões relacionadas à inovação no contexto das universidades e o aprofundamento da literatura relacionada à temática, pretende-se realizar uma pesquisa documental a fim de reunir diferentes iniciativas de mapeamento no ambiente acadêmico sob diferentes pontos de vista, desde a adoção de novas práticas educacionais em sala de aula (ensino) à geração de resultados tecnológicos com impacto na sociedade (pesquisa), passando pelas novas aplicações na gestão educacional. Como resultado preliminar, identificou-se duas iniciativas de sistematização de indicadores de inovação relacionados às universidades brasileiras, as quais servirão de base para o modelo a ser proposto. A proposta de construção de indicadores para mensuração de inovação no âmbito das universidades, capitaneada pela Comissão de Planejamento e Avaliação do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Ensino Superior, demonstra a relevância do tema de pesquisa escolhido, uma vez que se percebe a necessidade de identificar informações que estimulem a reflexão a respeito do investimento em inovação por parte de gestores públicos e privados, pesquisadores, formadores de opinião e demais interessados no acompanhamento dos avanços em direção aos objetivos propostos. A partir do estudo da definição dessas primeiras experiências, a pesquisa seguirá na busca por outros indicadores (nacionais e internacionais) capazes de atender aos objetivos comuns do maior número de universidades. Acredita-se que a maior contribuição da tese será a de estimular a construção de um sistema de indicadores para mensuração de inovação que acompanhem os avanços e as metas institucionais, além de auxiliar o processo de tomada de decisão e definição de políticas públicas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | II Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indicadores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indicadores de inovação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Métricas de inovação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inovação universitária. | - |
| Título: dc.title | CAMINHOS PARA A PRODUÇÃO DE INDICADORES PARA MEDIÇÃO DE INOVAÇÃO NAS UNIVERSIDADES | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: