Curadoria Digital para democratização do acesso à educação superior: o caso do Projeto Ciber-Cidadania

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).-
Autor(es): dc.creatorGraduanda do curso de Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Bolsista PIBE.-
Autor(es): dc.creatorUFSC-
Autor(es): dc.creatorHeloisa Costa-
Autor(es): dc.creatorMaria Carolina Eli-
Autor(es): dc.creatorWilliam Vianna-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:25:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:25:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/92367-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92367-
Descrição: dc.descriptionGerenciar as informações em meio digital visando seu uso e reuso é um desafio que os profissionais que lidam com o ambiente digital precisam enfrentar. A curadoria digital, por meio das etapas de seleção, preservação, manutenção e arquivamento dos objetos digitais, vem auxiliar nessa tarefa. O objetivo deste estudo é aplicar a curadoria digital na gestão da informação, no contexto de uma plataforma educacional digital, para atender a uma escola pública da cidade de Florianópolis. A pesquisa é decorrente de um projeto de extensão em que foram disponibilizadas na plataforma  informações sobre o ENEM e sobre as obras literárias do Vestibular da UFSC. Os procedimentos metodológicos adotados para este estudo partiram do método indutivo, da pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, aplicada à escola estudada, por meio da pesquisa-ação, com o objetivo de resolver o problema relacionado à disponibilização da informação na plataforma digital. Como resultado destaca-se que é possível utilizar uma plataforma digital com investimento mínimo e seu uso auxilia no processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista que serve como uma ferramenta complementar às aulas presenciais. As etapas de gestão da informação junto às de curadoria digital possibilitaram ter uma visão mais clara a respeito de quais cuidados deve-se ter com a informação digital, compreendendo que o ciclo de curadoria pode ser adaptado para aplicações específicas. O resultado da primeira etapa do projeto se mostrou positivo, pois teve a adesão dos usuários da comunidade, com a qual já foram delineados os passos seguintes do projeto.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationII Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019)-
Título: dc.titleCuradoria Digital para democratização do acesso à educação superior: o caso do Projeto Ciber-Cidadania-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.