Um estudo de caso sobre metodologias ativas em projetos com alunos de Ensino Médio no contexto de videoaulas para surdos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorInstituto Federal de São Paulo-
Autor(es): dc.creatorUniversidade Federal de São Carlos - UFSCar-
Autor(es): dc.creatorRicardo Pezzotti Schefer-
Autor(es): dc.creatorAriadne Chloe Mary Furnival-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:06:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:06:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/92354-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92354-
Descrição: dc.descriptionOs alunos surdos de Ensino Médio apresentam grande dificuldade para acompanhar os conteúdos das aulas. Em grande parte, esse problema se deve pela falha na comunicação, tendo em vista que a maioria desses jovens utiliza a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para se comunicar e têm dificuldade com o Português. Ainda que hajam leis que garantam recursos de acessibilidade, como a presença de interpretes em sala de aula, a realidade das escolas é bem diferente. De outro lado, as tecnologias avançam proporcionando melhores formas de comunicação. Porém o aluno de Ensino Médio, ainda que conheça tais tecnologias, não conhece-as o suficiente para fazer o uso adequado das mesmas. As metodologias ativas empregadas em caráter interdisciplinar e orientadas pelo professor podem garantir o uso adequado dessas tecnologias em prol de um melhor ensino-aprendizado. Este projeto apresenta um estudo de caso, com o objetivo de empregar metodologias ativas na construção de videoaulas para alunos surdos. Os resultados apresentaram um grande engajamento do aluno, em particular pelo caráter de acessibilidade da situação problema, e também pelas dinâmicas trabalhadas em grupos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationII Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019)-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias Ativas-
Palavras-chave: dc.subjectSurdo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio-
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade-
Título: dc.titleUm estudo de caso sobre metodologias ativas em projetos com alunos de Ensino Médio no contexto de videoaulas para surdos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.