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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Instituto Federal de São Paulo | - |
| Autor(es): dc.creator | Universidade Federal de São Carlos - UFSCar | - |
| Autor(es): dc.creator | Ricardo Pezzotti Schefer | - |
| Autor(es): dc.creator | Ariadne Chloe Mary Furnival | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:06:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:06:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-27 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92354 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92354 | - |
| Descrição: dc.description | Os alunos surdos de Ensino Médio apresentam grande dificuldade para acompanhar os conteúdos das aulas. Em grande parte, esse problema se deve pela falha na comunicação, tendo em vista que a maioria desses jovens utiliza a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para se comunicar e têm dificuldade com o Português. Ainda que hajam leis que garantam recursos de acessibilidade, como a presença de interpretes em sala de aula, a realidade das escolas é bem diferente. De outro lado, as tecnologias avançam proporcionando melhores formas de comunicação. Porém o aluno de Ensino Médio, ainda que conheça tais tecnologias, não conhece-as o suficiente para fazer o uso adequado das mesmas. As metodologias ativas empregadas em caráter interdisciplinar e orientadas pelo professor podem garantir o uso adequado dessas tecnologias em prol de um melhor ensino-aprendizado. Este projeto apresenta um estudo de caso, com o objetivo de empregar metodologias ativas na construção de videoaulas para alunos surdos. Os resultados apresentaram um grande engajamento do aluno, em particular pelo caráter de acessibilidade da situação problema, e também pelas dinâmicas trabalhadas em grupos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | II Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologias Ativas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Surdo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | - |
| Título: dc.title | Um estudo de caso sobre metodologias ativas em projetos com alunos de Ensino Médio no contexto de videoaulas para surdos | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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