Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Paraná | - |
Autor(es): dc.creator | Igor Pereira Martins | - |
Autor(es): dc.creator | Ricardo Mendes Junior | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:08:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:08:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92348 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92348 | - |
Descrição: dc.description | O presente projeto busca relatar os referenciais e metodologias a serem utilizados na construção de um trabalho de dissertação deste autor no programa de mestrado em Gestão da Informação na Universidade Federal do Paraná. Como proposta está o aprofundamento das discussões urbanas, onde mais especificamente será feito uso da ferramenta de City Information Modeling (CIM). Está presente neste um breve relato acerca das questões urbanas e dos setores que envolvem essa temática. Então é relatado sobre a necessidade de novos modelos para análise dos problemas que envolvem as cidades. É apresentado, dessa forma, a ferramenta de CIM como uma maneira de auxiliar no desenvolvimento de novas propostas e apresentação de soluções modernas às questões relacionadas à gestão urbana. Contudo, para um funcionamento eficiente de ferramentas deste tipo se faz necessário a integração dos mais diferentes tipos de dados gerados e disponibilizados nos espaços urbanos. Desta forma são feitas propostas metodológicas para posterior desenvolvimento do trabalho final onde será gerado um modelo de integração de dados para cidades, com uma aplicação deste modelo na cidade de Curitiba, aprofundando as discussões sobre City Information Modeling e sobre novas formas de percepção de problemas urbanos para melhor abordagem em termos de políticas públicas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | II Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019) | - |
Palavras-chave: dc.subject | City Information Modeling | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidades Inteligentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovação Aberta | - |
Título: dc.title | MODELO DE INTEGRAÇÃO E GERENCIAMENTO DE DADOS URBANOS: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO EM CITY INFORMATION MODELING | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: