Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | UFRGS/IFRS | - |
Autor(es): dc.creator | Nalin Ferreira da Silveira | - |
Autor(es): dc.creator | Lizandra Brasil Estabel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:37:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:37:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92346 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92346 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho apresenta como problema de pesquisa: como os recursos do Information Commons podem ser aplicados pelas bibliotecas universitárias de Instituições de Ensino Públicas Federais para o desenvolvimento científico e social através do suporte à pesquisa e a inovação pela comunidade acadêmica e para a sociedade? A partir deste problema, adota-se como objetivo geral verificar as possibilidades de utilização dos recursos do Information Commons nas bibliotecas universitárias de Instituições Públicas Federais através do suporte à pesquisa e à inovação para o desenvolvimento científico e social da comunidade acadêmica e da sociedade. O referencial teórico aborda as questões: inclusão e exclusão digital na Sociedade da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem, Teoria histórico-cultural de Vygotsky e os novos usuários da biblioteca universitária, a função social da biblioteca universitária e o conceito de Information Commons. A pesquisa é qualitativa, com abordagem exploratória e descritiva, baseada em Estudo de Caso, o instrumento para coleta de dados é a entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa são cinco bibliotecas universitárias de universidades públicas federais, que se aproximam do conceito de Information Commons. A partir dos recursos e serviços encontrados, como produto desta dissertação, serão criados um site para registro e disseminação destas iniciativas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | II Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas Universitárias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information Commons | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias da Informação e Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviços de biblioteca. | - |
Título: dc.title | O INFORMATION COMMONS NAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS BRASILEIRAS: INCENTIVO À PESQUISA E À INOVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E SOCIAL | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: