GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: UMA PERSPECTIVA DOS USUÁRIOS DA BIBLIOTECA DA ESCOLA DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUniversidade Federal do Rio Grande do Sul-
Autor(es): dc.creatorMARIANA PARANHOS OLIVEIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:13:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:13:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/92345-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92345-
Descrição: dc.descriptionA informação é insumo para a tomada de decisão em quaisquer ambientes. A Gestão da informação surge para gerir o conhecimento, seja ele tácito ou explícito, latente nas organizações. Em bibliotecas, por trabalharem literalmente com informação, torna-se extremamente necessário. O presente estudo de caso propõe-se a avaliar a qualidade da gestão da informação desempenhada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul pela Biblioteca da Escola de Engenharia. Isso, com a premissa da utilização da percepção do usuário final, com o objetivo, também, de analisar a qualidade e o nível das atividades desenvolvidas na gestão informacional, sendo elas: satisfação das necessidades informacionais, utilização das fontes de informação, percepção da organização informacional e qualidade da disseminação da informação. Adota metodologia de cunho quantitativo descritivo. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário com questões abertas e fechadas, ofertado pessoalmente pela pesquisadora aos usuários da biblioteca. Os resultados embasaram-se, também, em conceitos relativos à ciência da informação, teoria administrativa e bibliotecas universitárias. De acordo com os resultados obtidos, pode-se afirmar que o processo de gestão informacional da BIBENG apresenta um quadro geral positivo, sendo o acervo da biblioteca bem completo e dispondo de ótimas condições de suprir as necessidades informacionais dos usuários. As fontes de informação são diversas e as mais utilizadas são livros, periódicos e trabalhos acadêmicos. O instrumento de divulgação possui um grau de pertinência mediano. O atendimento prestado pela equipe foi avaliado como excelente e organização da informação foi mensurada com avaliações positivas. Algumas melhorias foram sugeridas, como aquisição de E-books. Sendo assim, a gestão da informação na BIBENG está cumprindo o seu papel. Palavras-chave: Gestão da Informação. Biblioteca universitária. Serviço de Informação.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationII Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019)-
Palavras-chave: dc.subjectGestão da Informação-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca universitária-
Palavras-chave: dc.subjectServiço de Informação;-
Título: dc.titleGESTÃO DA INFORMAÇÃO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: UMA PERSPECTIVA DOS USUÁRIOS DA BIBLIOTECA DA ESCOLA DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.