Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | - |
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal de Santa Catarina | - |
Autor(es): dc.creator | UNISUL | - |
Autor(es): dc.creator | Marli Dias de Souza Pinto | - |
Autor(es): dc.creator | Genilson Geraldo | - |
Autor(es): dc.creator | Salete Cecilia de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:13:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:13:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92344 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92344 | - |
Descrição: dc.description | A biblioteca tem que contribuir com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, conforme definiu a IFLA, deste modo fez se um recorte especificamente para tratar do objetivo global n. 4 sobre “Educação de qualidade - buscando assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” e, como lócus de estudo as bibliotecas universitárias de Instituições Federais de Educação Superior (IFES). Objetivamente buscou-se identificar e analisar as tecnologias assistivas, disponibilizadas no site das bibliotecas universitárias, bem como a produção cientifica constante da Base de dados da Ciência da Informação (BRAPCI) de 2010 a 2018 sobre tecnologias assistivas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica que teve como amostra sete bibliotecas universitárias de IFES brasileiras. Conclui-se que as evidências apontam que este estudo pode e deve ser aprofundado, mas foi possível compreender que a acessibilidade por meio de tecnologias assistivas estão em processo de desenvolvimento o que colabora com a implementação da ODS 4 no Brasil, portanto para gerar inclusão. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | II Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca Universitária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca Universitária – tecnologia assistiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca Universitária – acessibilidade informacional. | - |
Título: dc.title | O DESAFIO DA INCLUSÃO POR MEIO DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA: MAPEAMENTO DE ACESSIBILIDADE E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: