Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Paraná | - |
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Paraná | - |
Autor(es): dc.creator | José Balbino | - |
Autor(es): dc.creator | Flávia Roberta Fernandes | - |
Autor(es): dc.creator | Raquel Rangel de Meireles Guimarães | - |
Autor(es): dc.creator | Helena de Fátima Nunes Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:00:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:00:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92341 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92341 | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo tem como objetivo avaliar o impacto causal da concessão de bolsas de estudos aos estudantes de pós-graduação de cursos de pós-graduação stricto sensu da área de conhecimento interdisciplinar sobre o volume da produção científica discente entre 2013 a 2017. Tal iniciativa de fomento, denominada Programa de Demanda Social (DS), é realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e visa a formação de recursos humanos qualificado. Para atingir os propósitos desse estudo, utiliza-se um desenho quase-experimental, em que a designação não-aleatória dos estudantes às bolsas de pesquisa, que dificulta a estimação do impacto causal da política, é contornada mediante controle pelos fatores de confundimento. Empregam-se ainda metodologias para ajuste dos diferenciais pré-tratamento e de viés de seleção, quais sejam, regressão logística e cálculo do efeito médio do tratamento após pareamento pelo escore de propensão. Os resultados, em suas várias especificações econométricas, atestam o efeito positivo da política de bolsas sobre a produção acadêmica dos discentes da área de conhecimento interdisciplinar: os alunos que receberam bolsas do Programa Demanda Social tiveram chance de publicar ao longo do ano-calendário cerca de 7% superior à dos discentes que não participaram do programa, controlando-se pelos diferenciais no grau acadêmico, faixa etária, região, conceito do programa. Dessa maneira, reforça-se a importância dos programas de financiamento para alcançar resultados de longo prazo no sistema educacional brasileiro. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | II Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produtividade Acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de Pós-Graduação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação de Política Pública. | - |
Título: dc.title | AVALIAÇÃO DE IMPACTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE DEMANDA SOCIAL DA CAPES SOBRE A PRODUÇÃO DISCENTE DA ÁREA DE CONHECIMENTO INTERDISCIPLINAR ENTRE 2013 A 2017 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: