AVALIAÇÃO DE IMPACTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE DEMANDA SOCIAL DA CAPES SOBRE A PRODUÇÃO DISCENTE DA ÁREA DE CONHECIMENTO INTERDISCIPLINAR ENTRE 2013 A 2017

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUniversidade Federal do Paraná-
Autor(es): dc.creatorUniversidade Federal do Paraná-
Autor(es): dc.creatorJosé Balbino-
Autor(es): dc.creatorFlávia Roberta Fernandes-
Autor(es): dc.creatorRaquel Rangel de Meireles Guimarães-
Autor(es): dc.creatorHelena de Fátima Nunes Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:00:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:00:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/92341-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92341-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo tem como objetivo avaliar o impacto causal da concessão de bolsas de estudos aos estudantes de pós-graduação de cursos de pós-graduação stricto sensu da área de conhecimento interdisciplinar sobre o volume da produção científica discente entre 2013 a 2017. Tal iniciativa de fomento, denominada Programa de Demanda Social (DS), é realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e visa a formação de recursos humanos qualificado. Para atingir os propósitos desse estudo, utiliza-se um desenho quase-experimental, em que a designação não-aleatória dos estudantes às bolsas de pesquisa, que dificulta a estimação do impacto causal da política, é contornada mediante controle pelos fatores de confundimento. Empregam-se ainda metodologias para ajuste dos diferenciais pré-tratamento e de viés de seleção, quais sejam, regressão logística e cálculo do efeito médio do tratamento após pareamento pelo escore de propensão. Os resultados, em suas várias especificações econométricas, atestam o efeito positivo da política de bolsas sobre a produção acadêmica dos discentes da área de conhecimento interdisciplinar: os alunos que receberam bolsas do Programa Demanda Social tiveram chance de publicar ao longo do ano-calendário cerca de 7% superior à dos discentes que não participaram do programa, controlando-se pelos diferenciais no grau acadêmico, faixa etária, região, conceito do programa. Dessa maneira, reforça-se a importância dos programas de financiamento para alcançar resultados de longo prazo no sistema educacional brasileiro.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationII Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019)-
Palavras-chave: dc.subjectProdutividade Acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas de Pós-Graduação-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de Política Pública.-
Título: dc.titleAVALIAÇÃO DE IMPACTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE DEMANDA SOCIAL DA CAPES SOBRE A PRODUÇÃO DISCENTE DA ÁREA DE CONHECIMENTO INTERDISCIPLINAR ENTRE 2013 A 2017-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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