
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Faculdades SENAC- Santa Catarina | - |
| Autor(es): dc.creator | UFSC | - |
| Autor(es): dc.creator | Jorge Luiz Guedes Sant’ana | - |
| Autor(es): dc.creator | William Vianna | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:24:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:24:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92337 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92337 | - |
| Descrição: dc.description | Considera-se que o desenvolvimento de estudos sobre a inclusão da Pessoa com Deficiência (PCd) no mercado de trabalho na perspectiva da ciência da informação (CI) tem potencial de desenvolvimento, uma vez que a questão evoca possibilidade de diversas interfaces. Para tanto, investigar um portfólio bibliográfico relevante e interdisciplinar sobre o tema pode subsidiar futuros estudos da temática na CI. Objetivo. Objetiva-se identificar um portfólio bibliográfico qualificado de temas e autores capazes de contribuir com o desenvolvimento científico a respeito da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho no campo da ciência da informação. Metodologia Caracteriza-se por sua natureza básica, abordagem quali-quantitativa, bibliográfica, exploratória e descritiva com o apoio do ProKnow-C (Knowledge Development Process). Resultados. O resultado foi a formação de um quadro sinótico interdisciplinar de temas e autores relevantes (2005-2015). conclusões. Resultou na confirmação de que a temática se apresenta profícua para abordagens na Ciência da Informação, uma vez que muitos problemas de exclusão perpassam um continuum que vai desde a falta de acesso à informação, usabilidade, exclusão digital até a necessidade de subsidiar futuros desenvolvimentos e implantação de processos de gestão de informação, produtos informacionais, dentre outras possibilidades. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | II Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pessoa com deficiência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mercado de trabalho | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Revisão sistemática da literatura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência da Informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão da Informação | - |
| Título: dc.title | A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO: PORTFÓLIO BIBLIOGRÁFICO INTERDISCIPLINAR PARA O DESENVOLVIMENTO DO TEMA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: