
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Universidade Federal de Pernambuco - UFPE | - |
| Autor(es): dc.creator | Luiz Fernando de Barros | - |
| Autor(es): dc.creator | Danilo Trindade Barbosa | - |
| Autor(es): dc.creator | Antonio de Souza Silva Júnior | - |
| Autor(es): dc.creator | Diego Andres Salcedo | - |
| Autor(es): dc.creator | Ingrid Naara Carlos Ferreira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:30:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:30:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-17 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92327 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92327 | - |
| Descrição: dc.description | Entende como pressupostos que os projetos são ferramentas estratégicas nas organizações e que o seu alcance está diretamente relacionado com as habilidades e competências no seu gerenciamento. Teve como objetivo identificar e analisar o grau de maturidade e as práticas de gestão de projetos em bibliotecas de instituições privadas do ensino superior na Região Metropolitana de Recife. De um universo de 38 instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação selecionou uma amostra de 14 por meio de maior nota. Os procedimentos metodológicos incluíram questionários estruturados aplicados a 61 respondentes, distribuídos em 14 bibliotecas, entre 22 e 30 de maio de 2017. As respostas foram analisadas desde uma perspectiva qualitativa e interpretativa e os nomes dos respondentes preservados. Concluiu que as 14 bibliotecas não atingiram o nível 2 do Modelo de Maturidade de Gestão de Projetos. Isso indica, por um lado, que o foco é nas tarefas de rotina e, pelo outro lado, que não é aplicado método algum de gerenciamento das ações desenvolvidas nas instituições. Apesar de que outras pesquisas são necessárias, vale apontar a necessidade de que instituições memoriais, de forma geral, desenvolvam uma cultura de gestão de projetos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | II Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão de bibliotecas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Processos de gestão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestores de bibliotecas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas universitárias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Planejamento estratégico | - |
| Título: dc.title | A GESTÃO DE PROJETOS EM BIBLOTECAS UNIVERSITÁRIAS: ANÁLISE SOBRE AS PRÁTICAS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: