A informação na intermediação de transações em plataformas on-line: a inovação da empresa Airbnb

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPrograma de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGGI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).-
Autor(es): dc.creatorPrograma de Pós-Graduação em Administração (PPA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM)-
Autor(es): dc.creatorPrograma de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGGI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).-
Autor(es): dc.creatorRodrigo de Castro Freitas-
Autor(es): dc.creatorValéria Khristina Fregadolli-
Autor(es): dc.creatorMaria do Carmo Duarte Freitas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:11:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:11:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/92325-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92325-
Descrição: dc.descriptionReflete sobre o papel da informação como recurso estratégico na intermediação de transações da empresa Airbnb na busca da lucratividade compartilhada. Este é um caso emblemático de empreendedorismo de atuação global, suportado pelo uso de tecnologias de informação e comunicação na Internet. O estudo apresenta uma análise sobre a função estratégica da informação no modelo de negócios da Airbnb, com ênfase no caráter de inovação da intermediação de transações em plataformas on-line. Consiste em uma pesquisa exploratório-descritiva, de natureza qualitativa, que descreve e analisa o modelo de negócios da empresa Airbnb com base em pesquisa bibliográfica e documental. Constata que a informação é o elemento-chave nos mecanismos de reputação e confiança, na efetivação das reservas pelos hóspedes e na maximização da lucratividade da Airbnb. A plataforma digital de locação de acomodações na Internet, como um modelo inovador de negócios, modificou comportamentos de usuários dos serviços de acomodações e afetou a estrutura de prestação de serviços na indústria hoteleira.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationII Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019)-
Palavras-chave: dc.subjectAirbnb-
Palavras-chave: dc.subjectInformação estratégica-
Palavras-chave: dc.subjectInovação-
Palavras-chave: dc.subjectIntermediação-
Palavras-chave: dc.subjectEconomia compartilhada-
Título: dc.titleA informação na intermediação de transações em plataformas on-line: a inovação da empresa Airbnb-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.