Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Paraná | - |
Autor(es): dc.creator | Pedro Silvino Campos Junior | - |
Autor(es): dc.creator | Ricardo Mendes Junior | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:14:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:14:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92317 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92317 | - |
Descrição: dc.description | A transferência do conhecimento na interação universidade-empresa no âmbito da inovação é uma questão essencial, tanto dentro da comunidade científica quanto para a sociedade como um todo. Este projeto tem como objetivo apresentar um framework de living lab de inovação aberta e processos de interação entre universidade e empresa. Para subsidiar o projeto proposto foram relacionados os objetivos, a problematização e as principais justificativas para a realização da pesquisa. Este estudo incluiu buscas de referências relacionadas à inovação aberta, interação universidade-empresa e ambientes de inovação e compartilhamento de conhecimento. Nesse trabalho a metodologia se baseia em um estudo para a definição de modelos e técnicas de living lab e a modelagem e implementação de um modelo a partir de um estudo de caso de uma interação de universidade-empresa. Espera-se como resultado, a consolidação de um modelo de cooperação entre universidade e empresa utilizando um modelo de competição aberta a fim de atender as necessidades da comunidade científica e empresarial no compartilhamento de conhecimento. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | II Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovação Aberta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Living lab | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação Universidade-Empresa. | - |
Título: dc.title | MODELO DE INOVAÇÃO ABERTA E INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: