MODELO COGNITIVO DE LIDERANÇA EMPREENDEDORA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUniversidade Federal de Santa Catarina-
Autor(es): dc.creatorLuciano Vignochi-
Autor(es): dc.creatorÁlvaro Guillermo Rojas Lezana-
Autor(es): dc.creatorPatrícia de Andrade Paines-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:51:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:51:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/92314-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92314-
Descrição: dc.descriptionA liderança empreendedora é uma competência decisiva para identificar oportunidades e empreender em ambientes incertos. A adaptabilidade em ambientes de oportunidades incertas pode ser investigada por meio dos processos cognitivos segundo diferentes estilos cognitivos e graus de flexibilidade cognitiva. Embora seja uma competência crucial para o enfrentamento da incerteza, a liderança empreendedora é pouco explorada como resultado da interação entre estilos cognitivos e flexibilidade. Os estudos atuais carecem de simulações realistas para investigar processos cognitivos em relação ao comportamento de liderança empreendedora. O problema em estudo consiste em dimensionar um modelo cognitivo de liderança empreendedora considerando oportunidades para adaptação em ambientes incertos. A pergunta de pesquisa é “Como dimensionar um modelo cognitivo de liderança empreendedora baseado em estilos e flexibilidade?” O objetivo é estabelecer as dimensões de um modelo cognitivo de liderança empreendedora. Os procedimentos metodológicos consistem em um estudo bibliográfico para a formação do constructo teórico, um quase experimento composto pela aplicação de questionários Cognitive Style Index, Cognitive Flexibility Scale, High Entrepreneurship, Leadership, and Professionalism e observação protocolada de uma simulação de oportunidade para empreender, o “Marshmallow Challenge”. A amostra é composta por acadêmicos de cursos de graduação em que a disciplina de empreendedorismo compõe a grade curricular e por participantes de capacitações em empreendedorismo. Um pré-teste com 68 acadêmicos de um curso de Ciências Contábeis mostrou que o estilo predominante na amostra total é o adaptativo. Não houve alteração de estilo e flexibilidade considerando-se antes e depois da disciplina de empreendedorismo, provavelmente, devido ao tamanho e homogeneidade da amostra. Por outro lado, este resultado pode reforçar a importância, não só do conhecimento formal, mas da ação comportamental na aprendizagem da liderança empreendedora. Para os acadêmicos que não cursaram a disciplina, a propensão ao risco é inversamente proporcional à liderança empreendedora. Para os que cursaram, o potencial de inovação soma-se à liderança empreendedora. É proposto um modelo que agrega dimensões de liderança empreendedora com sete hipóteses de investigação futura.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationII Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019)-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectLiderança-
Palavras-chave: dc.subjectEstilos Cognitivos-
Palavras-chave: dc.subjectFlexibilidade Cognitiva-
Palavras-chave: dc.subjectIncerteza.-
Título: dc.titleMODELO COGNITIVO DE LIDERANÇA EMPREENDEDORA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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