
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Faculdade de Filosofia e Ciências | - |
| Autor(es): dc.creator | Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/SP eUniversidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília/SP | - |
| Autor(es): dc.creator | Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos | - |
| Autor(es): dc.creator | Ieda Pelógia Martins Damian | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:22:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:22:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92304 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92304 | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo da pesquisa é refletir acerca da relação entre as metodologias ativas de aprendizagem e a gestão do conhecimento, a fim de demonstrar como tais metodologias podem contribuir para o sucesso das práticas da gestão do conhecimento no ambiente organizacional das micro e pequenas empresas. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e do tipo exploratória. Foi elaborado um quadro conceitual que relacionou as metodologias ativas de aprendizagem e a gestão do conhecimento, mediante diretrizes para aplicação no contexto das micro e pequenas empresas. Conclui-se que essas organizações podem avançar em práticas eficientes e resultados eficazes se as metodologias ativas forem adaptadas e utilizadas no seu contexto empresarial, com base em uma inter-relação com a gestão do conhecimento. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | II Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão do Conhecimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologias Ativas de Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Micro e Pequenas Empresas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa Bibliográfica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Construção do Conhecimento. | - |
| Título: dc.title | METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA GESTÃO DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES NO ÂMBITO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: