AÇÃO E REAÇÃO DAS MULHERES EMPREENDEDORAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID 19 EM MONTES CLAROS, MG

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUniversidade Federal de Santa Catarina - UFSC-
Autor(es): dc.creatorJune Marize Castro-
Autor(es): dc.creatorCezar Karpinski-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:52:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:52:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/92296-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92296-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho apresenta pesquisa em estágio inicial desenvolvida no âmbito de um doutorado interinstitucional. O objetivo geral deste estudo é o de analisar a ação e a reação das mulheres empreendedoras no contexto da pandemia COVID-19 em Montes Claros, MG, no segmento do comércio. Especificamente se objetiva: a) discutir os conceitos de empreendedorismo feminino e suas interconexões com as discussões de gênero e relações de trabalho; b) identificar  a partir das informações geradas pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais - JUCEMG  a situação  das mulheres do segmento do comércio, se suas empresas encontra-se ativas ou inativas; c) Apresentar os efeitos do COVID 19 para o empreendedorismo feminino formal em Montes Claros, MG; d) discutir as possibilidades da gestão da informação para as empreendedoras; e) identificar na perspectiva dos representantes de instituições de classe o empreendedorismo feminino, seu papel na região e desafios. Do ponto de vista metodológico, trata-se de pesquisa aplicada, quali-quantitativa, exploratória e descritiva com os procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica, survey e entrevistas semi-estruturadas. Como resultado espera-se apresentar um diagnóstico situacional do empreendedorismo feminino em Montes Claros, MG, no segmento do comércio, suas perspectivas e a maneira como a pandemia COVID 19 afetou seus negócios e seu cotidiano. No final, os dados coletados e analisados fornecerão informações estratégicas para se pensar em políticas públicas voltadas ao segmento feminino do empreendedorismo. Nesse sentido, compreende-se o papel da gestão da informação, uma vez que uma de suas principais contribuições é oferecer informações relevantes e aplicáveis para a tomada de decisão em todos os níveis e setores da sociedade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationII Seminário Nacional de Gestão da Informação e do Conhecimento (2020)-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo feminino-
Palavras-chave: dc.subjectGestão da Informação-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de Trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectRelações de Gênero-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia Covid 19-
Título: dc.titleAÇÃO E REAÇÃO DAS MULHERES EMPREENDEDORAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID 19 EM MONTES CLAROS, MG-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.