Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | UFPR | - |
Autor(es): dc.creator | Lucimara Wons | - |
Autor(es): dc.creator | Ricardo Mendes Junior | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:29:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:29:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92290 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92290 | - |
Descrição: dc.description | As centrais 156 de atendimento ao cidadão complementam os instrumentos de participação popular previstos na Constituição Federal, recebendo diariamente demandas, alusivas aos serviços públicos, geralmente em texto livre. O objetivo da pesquisa é aplicar algoritmos de aprendizado de máquina para classificação automática dessas demandas na Prefeitura de Curitiba. A primeira fase da pesquisa, caracterizada como descritiva, quantitativa e aplicada, teve o propósito de identificar os termos mais citados nas demandas e compará-los à estrutura de assuntos da prefeitura. O método utilizado compreendeu as cinco etapas do processo de mineração de textos: coleta, pré-processamento, indexação, mineração e análise dos dados, além da técnica de associação de termos. Como resultados dessa fase, foram obtidos 92 termos mais citados no conjunto de demandas, que indicaram 23 assuntos, sendo 19 existentes na tabela da prefeitura. Os assuntos mais citados foram “coleta”, “trânsito” e “abordagem social de rua”, totalizando 53,09% das citações. As considerações parciais apontam que há alinhamento entre os termos mais citados e os termos associados à tabela de assuntos da prefeitura. Também indicam que existem reclamações associadas à falta de informação, além daquelas já mapeadas pela prefeitura para as unidades de saúde. Essa questão revelada pela mineração é potencialmente útil para otimizar a comunicação com os cidadãos. A pesquisa visa contribuir com as discussões acerca do uso da inteligência artificial em prol do atendimento ao cidadão, colaborando com a gestão da informação na Prefeitura de Curitiba. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | II Seminário Nacional de Gestão da Informação e do Conhecimento (2020) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mineração de textos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Técnica de associação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviços municipais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão pública | - |
Título: dc.title | APLICAÇÃO DE APRENDIZADO DE MÁQUINA PARA GESTÃO DA INFORMAÇÃO DAS DEMANDAS POR SERVIÇOS PÚBLICOS DA PREFEITURA DE CURITIBA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: