
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Rio Grade do Norte | - |
| Autor(es): dc.creator | Leandro do Nascimento de Souza | - |
| Autor(es): dc.creator | Gabrielle Francinne de Souza Carvalho Tanus | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:47:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:47:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-02 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92289 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92289 | - |
| Descrição: dc.description | Na sociedade contemporânea o conhecimento adquirido por indivíduos e organizações é tido como um componente essencial no processo de desenvolvimento social, e a aprendizagem, uma via para o desenvolvimento pessoal, cultural e econômico dos cidadãos. Neste contexto o bibliotecário, profissional da informação, tem papel determinante nas organizações e equipamentos culturais, atuando como mediador de um acervo informacional e o usuário. Este profissional também pode eventualmente atuar, como educador, no papel de supervisor de estágio, especificamente estudantes de graduação do curso de Biblioteconomia. Na visão de inovação educacional para formação profissional pode-se apontar as metodologias ativas de aprendizagem como possíveis alternativas para o alcance dos objetivos do estágio supervisionado. Assim, esta pesquisa objetiva a proposição de um modelo para condução das atividades desempenhadas em estágios supervisionados em Biblioteconomia, que viabilize a gestão do conhecimento do processo, alinhado ao monitoramento da aprendizagem e desenvolvimento de competências profissionais no desempenho de atividades do estágio, fundamentado na metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos. Quanto a metodologia, caracteriza-se como uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa e classificada, de acordo com os objetivos, como exploratória. Como técnicas de coleta de dados utilizará a pesquisa bibliográfica e documental, e entrevista destinada aos estudantes de Biblioteconomia que estagiaram na biblioteca do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª região, na cidade de Natal, no estado brasileiro do Rio Grande do Norte, cujo conteúdo será interpretado com base na técnica de análise de conteúdo. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | II Seminário Nacional de Gestão da Informação e do Conhecimento (2020) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estágio supervisionado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem baseada em projetos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologias ativas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecário | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
| Título: dc.title | ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIBLIOTECONOMIA E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: UM MODELO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E GESTÃO DO CONHECIMENTO | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: