Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Paraná | - |
Autor(es): dc.creator | Andrea Cristina Lima Duarte Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Taiane Ritta Coelho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:11:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:11:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92288 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92288 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem como objeto de estudo a análise do impacto da participação cidadã na escolha das prioridades orçamentárias destinadas ao desenvolvimento da cidade de Curitiba, analisada na perspectiva de uma cidade inteligente, utilizando para isso a plataforma de participação, on line, ”Fala Curitiba”, instância do programa de consultas públicas da Prefeitura Municipal de Curitiba. Apresentando como foco principal de discussão, as áreas da informação, tecnologia e gestão. Faz-se necessário demonstrar que a participação cidadã em plataformas tecnológicas busca um aumento da contribuição do cidadão, o seu engajamento na construção de políticas públicas, a proximidade e o entendimento das limitações orçamentárias de uma cidade inteligente. Observa-se ainda a necessidade de realizar levantamento teórico sobre outras plataformas de participação e com isso investigar modelos de avaliação de impacto da participação digital em consultas públicas, além de analisar o processo de planejamento, implementação e avaliação de experiências municipais em plataformas de participação. Contudo, será necessário demonstrar os benefícios e os desafios da implementação de uma plataforma de participação como o “Fala Curitiba”, visando a produção coletiva e os resultados obtidos, obtendo com isso a ampliação da participação popular, o empoderamento do cidadão em relação a tomada de decisão no governo, a participação ativa à formulação, implementação e controle de políticas públicas e a transparência, a ampliação da utilização da tecnologia para todos e a diminuição da exclusão digital para todas as idades. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | II Seminário Nacional de Gestão da Informação e do Conhecimento (2020) | - |
Palavras-chave: dc.subject | eParticipação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidades Inteligentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Participação Cidadã | - |
Palavras-chave: dc.subject | Consultas Públicas | - |
Título: dc.title | A PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NA PERSPECTIVA DE UMA CIDADE INTELIGENTE: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A PLATAFORMA “FALA CURITIBA” | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: