Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal de Santa Catarina | - |
Autor(es): dc.creator | Tatiana Rossi | - |
Autor(es): dc.creator | William Barbosa Vianna | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:17:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:17:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92281 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92281 | - |
Descrição: dc.description | As bibliotecas universitárias atendem as mais diversas necessidades da comunidade acadêmica, colaboram na geração do conhecimento e dão suporte ao processo de ensino-aprendizagem, pesquisa e extensão. Contudo as necessidades mudam constantemente e as bibliotecas universitárias precisam continuamente se adequar, inclusive por necessidades impositivas, como a pandemia, com isso questionasse como identificar os serviços fundamentais a serem prestados pelas bibliotecas universitárias para satisfazer as necessidades informacionais, sociais e culturais da comunidade acadêmica. Para o desenvolvimento da pesquisa tem-se como objetivo geral propor um Framework para avaliação e acompanhamento dos serviços prestados pela biblioteca universitária. Para isso prevê-se um levantamento bibliográfico para verificar as tendências e os serviços divulgados como necessários para bibliotecas universitárias; levantamento documental no site das bibliotecas de 145 universidades brasileiras com Conceito Institucional do Ministério da Educação igual ou maior que três para verificar os serviços prestados; aplicar um questionário os coordenadores de cursos, de pesquisa e extensão da Universidade Federal de Santa Catarina para mensurar o grau de necessidade, para a comunidade acadêmica, das atividades informacionais, sociais, culturais e, com base na resposta, a aplicação de questionário com o bibliotecário responsável pela biblioteca de 110 universidades brasileiras com Conceito Institucional quatro ou cinco; por fim, com base na análise do levantamento bibliográfico, documental e lista com os serviços necessários legitimada pelos bibliotecários, elaborar o Framework. Assim sendo, espera-se que o Framework possa contribuir para os avanços da área e sirva para avaliação dos serviços prestados em bibliotecas universitárias que, a partir de uma análise dos processos, funções e recursos, consigam realizar os ajustes indispensáveis para prestar continuamente serviços que atendam as necessidades da comunidade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | II Seminário Nacional de Gestão da Informação e do Conhecimento (2020) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas universitárias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviços de biblioteca | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviços de informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tendências em bibliotecas universitárias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão de bibliotecas. | - |
Título: dc.title | SERVIÇOS FUNDAMENTAIS DAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: