Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Paraná - UFPR | - |
Autor(es): dc.creator | Nathalia Savione Machado | - |
Autor(es): dc.creator | Maria do Carmo Duarte Freitas | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:43:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:43:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92258 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92258 | - |
Descrição: dc.description | A Pandemia Covid-19 obrigou as instituições a desenvolverem formas novas de ensino e aprendizagem em contexto digital de forma abrupta, uma vez que o trabalho docente em sua maioria era desenvolvido na modalidade presencial. Diante do exposto, busca-se resposta para o seguinte problema de pesquisa: Diante das implicações da pandemia nas instituições de ensino superior públicas, no contexto pós-pandêmico quais serão os desafios e oportunidades, em relação às competências docentes digitais necessárias ao futuro do ensino superior no ensino híbrido no Brasil? O objetivo geral é investigar se as competências docentes digitais desenvolvidas no período pandêmico favorecem a implementação do ensino híbrido no ensino superior pós-Covid-19. A proposta desta pesquisa é do tipo aplicada e baseada na abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, descritiva e explicativa (CRESWEL, 2014). O lócus de pesquisa será uma instituição do ensino superior pública. Pretende-se utilizar a revisão sistemática na busca de embasamento e a coleta de dados utilizando protocolo de análise documental, questionário semiestruturado online e entrevista, interpretados segundo a análise de conteúdo (BARDIN, 2011), com apoio do software Atlas Ti ou similar. Espera-se que a pesquisa amplie a compreensão sobre o perfil de competência docente digital dos docentes do ensino superior em uma IES pública, bem como sobre o contexto da formação e preparação docente para atuação no ensino remoto e híbrido, analisando os reflexos da pandemia na prática docente e identificando as CDD que serão requeridas para a educação superior pós-pandêmica. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | V Consórcio Mestral e Doutoral da Rede de Gestão da Informação e do Conhecimento (2022) | - |
Título: dc.title | AS IMPLICAÇÕES DA PANDEMIA NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS DOCENTES DIGITAIS DO ENSINO SUPERIOR: O ENSINO HÍBRIDO PÓS-COVID-19 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: