A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E A COMPETÊNCIA DIGITAL NA INTENÇÃO DE USO DE TECNOLOGIAS PARA O APRENDIZADO POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUniversidade Federal do Paraná - UFPR-
Autor(es): dc.creatorPéricles José Pires-
Autor(es): dc.creatorRicardo Mendes Júnior-
Autor(es): dc.creatorMaria do Carmo Duarte Freitas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:03:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:03:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/92256-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92256-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa aborda um tema emergente no campo da ciência da informação que é a competência em informação e a competência digital e que traz no seu bojo os aspectos da tecnologia da comunicação e informação (TIC). Ambas competências estão presentes no processo de acompanhamento pelos alunos das aulas e na sua aprendizagem pelos alunos, assim como no interesse de professores e das Instituições de Ensino Superior. Tem como foco entender como estas competências influenciam na intenção de uso dos aparatos tecnológicos, pelos discentes e sua contribuição para o aprendizado. O objetivo é testar e propor um modelo que explique esta possível relação, utilizando como suporte teórico o modelo de aceitação de tecnologia desenvolvido por Davis (1989), considerando os construtos principais: utilidade percebida e facilidade de uso.  O percurso metodológico do trabalho se caracterizará por uma pesquisa mista, contemplando uma abordagem qualitativa com alunos e professores do ensino superior para a validação dos fatores e variáveis relacionados às competências e demais construtos como etapa preparatória para a fase quantitativa que será dedicada a comprovação ou não do efeito destas influências das competências sobre a variável dependente (intenção de uso). Como suporte estatístico pretende-se empregar a técnica de modelagem de equações estruturais. Com o estudo pretende-se resgatar os conceitos aplicáveis no campo da gestão da informação e conhecimento, contribuindo com um modelo que ajude a explicar as intenções de uso de tecnologias que participam eficazmente no processo de aprendizagem-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationV Consórcio Mestral e Doutoral da Rede de Gestão da Informação e do Conhecimento (2022)-
Palavras-chave: dc.subjectciência da Informação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectGestão da Informação-
Título: dc.titleA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E A COMPETÊNCIA DIGITAL NA INTENÇÃO DE USO DE TECNOLOGIAS PARA O APRENDIZADO POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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