Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Paraná - UFPR | - |
Autor(es): dc.creator | Péricles José Pires | - |
Autor(es): dc.creator | Ricardo Mendes Júnior | - |
Autor(es): dc.creator | Maria do Carmo Duarte Freitas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:03:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:03:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92256 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92256 | - |
Descrição: dc.description | A pesquisa aborda um tema emergente no campo da ciência da informação que é a competência em informação e a competência digital e que traz no seu bojo os aspectos da tecnologia da comunicação e informação (TIC). Ambas competências estão presentes no processo de acompanhamento pelos alunos das aulas e na sua aprendizagem pelos alunos, assim como no interesse de professores e das Instituições de Ensino Superior. Tem como foco entender como estas competências influenciam na intenção de uso dos aparatos tecnológicos, pelos discentes e sua contribuição para o aprendizado. O objetivo é testar e propor um modelo que explique esta possível relação, utilizando como suporte teórico o modelo de aceitação de tecnologia desenvolvido por Davis (1989), considerando os construtos principais: utilidade percebida e facilidade de uso. O percurso metodológico do trabalho se caracterizará por uma pesquisa mista, contemplando uma abordagem qualitativa com alunos e professores do ensino superior para a validação dos fatores e variáveis relacionados às competências e demais construtos como etapa preparatória para a fase quantitativa que será dedicada a comprovação ou não do efeito destas influências das competências sobre a variável dependente (intenção de uso). Como suporte estatístico pretende-se empregar a técnica de modelagem de equações estruturais. Com o estudo pretende-se resgatar os conceitos aplicáveis no campo da gestão da informação e conhecimento, contribuindo com um modelo que ajude a explicar as intenções de uso de tecnologias que participam eficazmente no processo de aprendizagem | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | V Consórcio Mestral e Doutoral da Rede de Gestão da Informação e do Conhecimento (2022) | - |
Palavras-chave: dc.subject | ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão da Informação | - |
Título: dc.title | A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E A COMPETÊNCIA DIGITAL NA INTENÇÃO DE USO DE TECNOLOGIAS PARA O APRENDIZADO POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: