
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Paraná - UFPR | - |
| Autor(es): dc.creator | Maira Silva Moraes | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:46:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:46:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-17 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92254 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92254 | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem o objetivo de compreender as contribuições do colonialismo de dados e das affordances do Twitter para potencializar a circulação de desinformação sobre a vacina contra a Covid-19 no Brasil e no Uruguai. Acreditando que, devido à sua complexidade, os estudos sobre desinformação e tecnologia no contexto sul-americano demandam diferentes olhares, assume-se aqui que essas questões são atravessadas por contradições e pela heterogeneidade cultural, educacional, econômica e social, que impactam nas habilidades dos indivíduos para acessar, gerenciar, comunicar e avaliar informações e conteúdos de forma segura e adequada. Possibilitada por processos de experimentação, adaptação das ações, e seleção/curadoria de conteúdos e atores, a desordem informacional na qual estamos imersos torna, assim, as vulnerabilidades digitais ainda mais evidentes. Partindo desta problemática pergunta-se: como o colonialismo de dados e as affordances do Twitter contribuíram para a circulação de desinformação sobre a vacina contra a Covid-19 no Brasil e no Uruguai? Adotando-se o marco temporal de janeiro/2020 a junho/2021, a resposta será buscada empregando-se métodos mistos de pesquisa, que incluem a análise de redes sociais, pesquisa documental (termos de uso e políticas do Twitter) e a análise crítica do discurso. Os resultados nos campos empírico e teórico serão fruto da identificação de como as affordances do Twitter contribuíram para a circulação de desinformação sobre a vacina contra a Covid-19 no Brasil e no Uruguai e das discussões sobre como o colonialismo de dados e as affordances do Twitter proporcionam um ambiente favorável para a circulação de desinformação no contexto sul-americano. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | V Consórcio Mestral e Doutoral da Rede de Gestão da Informação e do Conhecimento (2022) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cibercultura | - |
| Título: dc.title | COLONIALISMO DE DADOS E AFFORDANCES: COMPREENDENDO OS MOTORES DA DESINFORMAÇÃO NA AMÉRICA DO SUL | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: