O ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DA MATURIDADE DA GESTÃO DO CONHECIMENTO E IMPACTO NOS RESULTADOS DAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NAS QUINZE MELHORES UNIVERSIDADES FEDERAIS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorJosé Balbino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:50:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:50:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-01-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/92157-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92157-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo trata-se de pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, voltado a identificar o grau de interdependência da Maturidade da Gestão do Conhecimento com os resultados acadêmicos produzidos a partir das atividades de ensino, pesquisa e extensão das Universidades Federais. A pesquisa será realizada nas quinze Universidades Federais melhor ranqueadas pelo Índice Geral de Cursos elabora pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A avaliação do estágio de maturidade da Gestão do Conhecimento das universidades pesquisadas será realizada mediante a utilização adaptada do Modelo de Gestão do Conhecimento para Administração Pública, desenvolvido por Batista. Serão apresentados indicadores desenvolvidos a partir dos dados relacionados às atividades de ensino, pesquisa e extensão com a finalidade de avaliar a correlação entre a maturidade da Gestão do Conhecimento e os resultados acadêmicos das Universidades pesquisadas. Para a construção dos indicadores serão utilizadas as seguintes informações i) o índice de publicações da SciELO; ii) o conceito de Programas de Pós-Graduação da Capes; iii) o conceito  Enade; e, iv) o nível de Maturidade da Gestão do Conhecimento. Pretende-se comprovar a relevância da Maturidade da Gestão do Conhecimento para os resultados acadêmicos e de sensibilizar as organizações de ensino sobre a importância da Gestão do Conhecimento e como esta área pode ser utilizada para formar cidadãos melhor capacitados.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationII Consórcio Mestral e Doutoral da Rede de Gestão da Informação e do Conhecimento (2018)-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do Conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectModelo de Maturidade-
Palavras-chave: dc.subjectIndicador Acadêmico-
Palavras-chave: dc.subjectInstituição de Ensino Superior-
Título: dc.titleO ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DA MATURIDADE DA GESTÃO DO CONHECIMENTO E IMPACTO NOS RESULTADOS DAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NAS QUINZE MELHORES UNIVERSIDADES FEDERAIS-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.