AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EM CURSOS ONLINE ABERTOS E MASSIVOS (MOOCs) POR MEIO DE RUBRICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorByanca Salerno-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:37:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:37:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-01-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/92153-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92153-
Descrição: dc.descriptionO desenvolvimento das tecnologias da informação e seu uso na área da educação contextualiza o surgimento dos Cursos Online Abertos e Massivos caracterizados pela ausência de pré-requisitos para ingresso e quantidade ilimitada de estudantes. Um dos problemas enfrentados nesses cursos é a alta taxa de evasão dos estudantes devido à falta de engajamento. Além disso, há dificuldade para avaliar a aprendizagem e garantir que as competências esperadas com o curso sejam desenvolvidas. Esta pesquisa tem como objetivo formular diretrizes para o desenvolvimento de conteúdos em MOOCs com a utilização de rubricas de avaliação por competências. A metodologia empregada nesta pesquisa é de revisão sistemática a partir de pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo sobre as práticas e estratégias educacionais utilizadas no ensino superior e nos Cursos Online Abertos e Massivos. Os resultados parciais mostram que a avaliação é capaz de motivar o engajamento dos estudantes e que grandes provedores de MOOCs como o Coursera e o edX têm investido em tecnologias automáticas para esse fim. No entanto, essas tecnologias não avaliam os estudantes a partir de competências. Portanto, elas não são suficientes para substituir a avaliação formativa baseada em competências que o professor é capaz de proporcionar por meio de rubricas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationII Consórcio Mestral e Doutoral da Rede de Gestão da Informação e do Conhecimento (2018)-
Palavras-chave: dc.subjectMOOCs-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação por competências-
Palavras-chave: dc.subjectRubricas-
Título: dc.titleAVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EM CURSOS ONLINE ABERTOS E MASSIVOS (MOOCs) POR MEIO DE RUBRICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.