O IMPACTO DAS ATIVIDADES DE PROGRAMAS DE EXTENSÃO NA SOCIEDADE E ESCOLAS – UMA ANÁLISE DO PROJETO ENGENHARIA ÁGUA & AÇÃO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorArthur Rocha Ferreira-
Autor(es): dc.creatorLarissa Fernandes da Costa-
Autor(es): dc.creatorLarissa Maciel Ticianel-
Autor(es): dc.creatorRegina Tiemy Kishi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:42:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:42:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/92138-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92138-
Descrição: dc.descriptionUma das premissas da extensão é “levar a Universidade para além de seus muros”, interagindo com a sociedade e criando uma troca de saberes. Nessa linha, as atividades do Projeto Engenharia Água & Ação tem atendido demandas de escolas relacionadas com temas de recursos hídricos e meio ambiente, unindo a administração pública, estudantes de outros cursos de graduação e pós-graduação, alunos e professores das escolas. Pode-se distinguir três linhas de atuação: planejamento e organização de eventos de revitalização, desenvolvimento de atividades educacionais e tutoria de grupos de estudantes. O planejamento e organização de eventos visa unir grupos multidisciplinares, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba e estudantes das Engenharias Civil, Ambiental e Florestal junto com professores de escolas, visando à recuperação de áreas degradadas e educação ambiental. Eventos passados tiveram mais de 50 voluntários. O desenvolvimento e criação de atividades têm objetivo de aumentar a percepção sobre os recursos hídricos e problemas ambientais (enchentes, poluição, mau cheiro, etc.) criados pela ação antrópica, conscientizando suas causas e ações para mitigação de seus impactos. Dentre as atividades criadas, destacam-se: um jogo de trunfo com o tema “Pegada hídrica”; “Recorte e cola” de papelão da microbacia da escola; Medindo a chuva (construção de pluviômetro caseiro e empréstimo de pluviômetros do Instituto das Águas Paraná); Dia do técnico-mirim de monitoramento da qualidade da água; Redescobrindo rios; e atividades interativas, que objetivaram mostrar a importância de manter o meio hídrico despoluído além de uma gincana envolvendo todos os temas trabalhados. A tutoria de grupos de estudantes é um projeto ainda em desenvolvimento, que visa preparar um grupo de estudantes para uma Feira de Ciências em sua escola, em Almirante Tamandaré. O grupo vai discutir sobre os temas de interesse dos alunos, perguntas que elas mesmo fizeram, dentre as quais: “Como é a rede de saneamento?”, “Como um rio fica poluído?”, “Por que ocorrem enchentes?” e “Como funciona uma Estação de Tratamento de Água?”. Para isso, integrantes do grupo auxiliarão as crianças e adolescentes com as dúvidas que surgirem e os auxiliarão a transformar suas ideias em maquetes e apresentações para a feira. -
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationII Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental (2019)-
Título: dc.titleO IMPACTO DAS ATIVIDADES DE PROGRAMAS DE EXTENSÃO NA SOCIEDADE E ESCOLAS – UMA ANÁLISE DO PROJETO ENGENHARIA ÁGUA & AÇÃO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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