
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Marcelo Sefrin Nascimento Pinto | - |
| Autor(es): dc.creator | Gabriel Gomes Correa | - |
| Autor(es): dc.creator | Elvidio Gavassoni Neto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:10:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:10:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-20 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92129 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92129 | - |
| Descrição: dc.description | O crescimento urbano desordenado acarreta impactos como a redução da cobertura vegetal e a impermeabilização do solo, que aumentam o escoamento superficial em bacias hidrográficas. Por consequência, há a intensificação de eventos naturais como enchentes. Em resposta a isso, adotam-se tradicionalmente medidas que majoram a capacidade de descarga dos canais, incluindo sua retificação e canalização. Entretanto, tais métodos provocam o aumento da velocidade do escoamento e a diminuição da lâmina d’água, acentuando as cheias para jusante e alterarando a dissipação de energia do rio, sem proporcionar uma configuração estável. Frente a isso, faz-se necessária uma nova abordagem, buscando medidas que possibilitem o restabelecimento do equilíbrio dinâmico dos cursos d’água. Dessa forma, destacam-se as intervenções baseadas na renaturalização, que tem como objetivos a reabilitação dos rios e a preservação das áreas de inundação. Junto a isso, podem ser incorporadas intervenções de Engenharia Natural, na qual são utilizadas plantas, associadas a materiais inertes, como elemento estrutural para a proteção e estabilização de encostas, taludes fluviais e wetlands. Com obras de grande simplicidade, em geral, as biotécnicas proporcionam ganhos econômicos, ecológicos e estéticos em contrapartida aos métodos convencionais. Desse modo, o objetivo geral desta pesquisa é a renaturalização do trecho do Rio Bacacheri no Parque General Iberê de Mattos, no município de Curitiba. No local, o curso é retificado em um canal de concreto. Inicialmente, elaborou-se um projeto conceitual composto por um diagnóstico prévio das condições do corpo hídrico e de um conjunto de alternativas de tratamento, destacando-se ainda os principais aspectos que deverão ser verificados nas etapas posteriores de projeto. Em seguida, foram efetuados levantamentos topobatimétricos, ensaios geotécnicos e estudos hidráulicos e hidrológicos para complementar as avaliações. Com base nisso, serão determinadas as técnicas para a estabilização longitudinal e das seções transversais do novo traçado a ser proposto. Por fim, serão realizados os cálculos de dimensionamento dos métodos de tratamento estipulados, além de um orçamento prévio da proposta de intervenção. Desse modo, os principais resultados esperados dessa pesquisa são a proposição de técnicas de Engenharia Natural e a elaboração do projeto a nível básico. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | II Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental (2019) | - |
| Título: dc.title | RENATURALIZAÇÃO DE RIOS URBANOS COM O USO DE TÉCNICAS DE ENGENHARIA NATURAL: ESTUDO DE CASO NO RIO BACACHERI, MUNICÍPIO DE CURITIBA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: