
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Mayla Costa | - |
| Autor(es): dc.creator | Ramiro Etchepare | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:35:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:35:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-19 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92125 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92125 | - |
| Descrição: dc.description | O emprego de novas técnicas e tecnologias de tratamento permitem que os esgotos sanitários possam ser uma fonte alternativa de água para fins não-potáveis, no cenário atual de escassez. Para tanto, novos processos unitários de tratamento que removem partículas e nutrientes do esgoto, por métodos físicos, químicos, biológicos e por processos oxidativos avançados, têm sido estudados no Brasil e no mundo, para aplicações em Estações de Tratamento de Esgotos (ETE). Entre estas tecnologias, estão: i. o processo de flotação por ar dissolvido (FAD), que apresenta como principais atrativos uma elevada capacidade de tratamento (m3/m2.h) e elevada remoção de sólidos suspensos; e ii. a ozonização, que tem se mostrado promissora para a redução da carga orgânica e desinfeção de esgotos domésticos. Desta forma, este estudo tem como objetivo principal avaliar a aplicação dos processos de coagulação, floculação, flotação e ozonização no tratamento primário de esgoto sanitário, visando a remoção de poluentes para o reúso não-potável de água. Para tanto, na etapa de coagulação e floculação, será investigada a utilização de diferentes sais metálicos e polímeros, em diferentes faixas de pH e concentrações. No processo de flotação, para a clarificação do efluente, serão avaliados os efeitos da pressão de saturação e razão de reciclo. E por fim, na etapa de ozonização, serão determinados tempos de contato, pH do meio e concentração de oxidante, visando a oxidação de matéria orgânica, micropoluentes e desinfecção final. Como resultados esperados, incluem-se a otimização e obtenção de parâmetros que potencializem o tratamento primário de esgotos sanitários, e a obtenção de know-how e know-why sobre a integração destas técnicas promissoras e que não são atualmente aplicadas no cenário nacional. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | II Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental (2019) | - |
| Título: dc.title | APLICAÇÃO DA FLOTAÇÃO POR AR DISSOLVIDO E OZONIZAÇÃO NO TRATAMENTO PRIMÁRIO DE ESGOTOS SANITÁRIOS VISANDO O REÚSO DE ÁGUA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: