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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Thaís Rezende | - |
Autor(es): dc.creator | Tobias Bleninger | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:26:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:26:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92087 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92087 | - |
Descrição: dc.description | O comércio exterior da maioria dos países se baseiam na troca de produtos via marítima. O Brasil, com sua grande extensão costeira, segue essa característica, o que atenua a importância dos estudos, obras e planejamentos na região portuária, uma vez que os portos se apresentam como principais acessos das mercadorias. O porto de Paranaguá é um dos mais importantes na economia brasileira com grande movimentação de granéis sólidos, além de líquidos, e de carga geral. A partir da bibliografia embasada em publicações de autores nominados e de dados disponibilizados por pesquisadores da área de estudo, a mesma será caracterizada. Os métodos utilizados serão baseados em livros clássicos que abordam a hidrodinâmica costeira e de estuários, com aplicação da modelagem na região estudada, a partir do software Delft-3D. Com os dados específicos para a região, a hidrodinâmica local será simulada, na presença de algumas forçantes. As interferências das condições meteorológicas, especificamente de frentes frias, e da movimentação sedimentológica serão agregadas às condições de marés. Então serão avaliadas a influência no canal portuário e as consequências na manutenção da segurança e qualidade do acesso ao porto. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | I Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental (2018) | - |
Título: dc.title | INTERFERÊNCIA DAS FRENTES FRIAS E DO TRANSPORTE DE SEDIMENTOS NA HIDRODINÂMICA DO CANAL PORTUÁRIO DE PARANAGUÁ | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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