
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Braian Camargo Almeida | - |
| Autor(es): dc.creator | Marcelo Souza Motta | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:15:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:15:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92036 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92036 | - |
| Descrição: dc.description | Devido uma ampla gama de softwares e apps educacionais, ambientes virtuais de aprendizagem e demais ferramentas tecnológicas, e com a ausência de suas aplicações ainda na formação inicial de muito professores, alguns destes têm a necessidade de buscar uma “atualização tecnológica” por meio de cursos de formação continuada, sejam eles presenciais ou online. Nesse contexto, na presente pesquisa, que seguirá uma abordagem qualitativa e do tipo estudo de caso, pretende-se propor um curso de formação continuada de professores por meio de um MOOC sobre as ferramentas Google voltadas ao ensino de Matemática. Posteriormente, buscar-se-á investigar, e usando a Análise de Conteúdo de Bardin (2016), os impactos nas práticas pedagógicas daqueles que concluírem o curso. Buscaremos responder o seguinte problema de pesquisa: a formação continuada de professores, por meio de um MOOC, possibilita um repensar na prática docente com o uso de ferramenta Google para o ensino de Matemática? | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | XII Workshop e a II Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2022) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada de Professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | MOOCs | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ferramentas Google. | - |
| Título: dc.title | MOOC E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM FERRAMENTAS GOOGLE PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: OS IMPACTOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: