Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Willian Valverde | - |
Autor(es): dc.creator | José Carlos Cifuentes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:54:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:54:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92035 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92035 | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho, temos por objetivo abrir uma discussão teórica sobre uma concepção de educação por matemáticas que transcenda o ensino puramente técnico, informativo e rígido. Metodologicamente, inicialmente abordamos a noção de conceito de Ludwig Wittgenstein, para depois diferenciar esta da noção de definição. Estendemos esta discussão para mostrar que a própria matemática apresenta limites gerados na sua base e que culminam em uma concepção de ciência construída pelo homem, falível e questionável, para, a partir daí, defender que essa concepção se mostra essencial para a formação humana daqueles que a estudam. Além disso, buscamos delimitar uma visão do que vem a ser o ensino de matemática, limitado pelos seus conteúdos, para, assim, apontarmos para uma visão mais abrangente de educação por matemáticas, que além de conteúdos matemáticos, engloba conceitos e pensamentos matemáticos vistos como atitudes na forma de “experiências matemáticas” e que pode contribuir para a construção de novas racionalidades. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | XII Workshop e a II Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2022) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiência Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação por matemáticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metapedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racionalidade. | - |
Título: dc.title | TEORIA DA METAPEDAGOGIA: FUNDAMENTOS DE UMA EDUCAÇÃO POR MATEMÁTICAS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: