Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Eliezer Duarte Pinheiro Neto | - |
Autor(es): dc.creator | Leonir Lorenzetti | - |
Autor(es): dc.creator | Marcelo Valério | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:12:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:12:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92030 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92030 | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho, propomos analisar como um curso de formação permanente sobre desinformação e Fake News repercute na promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica de professores de Ciências dos anos iniciais que atuam com o componente de Práticas de Ciências e Tecnologia na rede municipal de Curitiba. Será realizado o planejamento e implementação de um curso de formação permanente pautado na Pesquisa de Intervenção Pedagógica, onde abordaremos a temática da Desinformação com ênfase nas Fake News. Para a constituição dos dados, realizaremos gravações em áudio dos encontros, diário de bordo dos pesquisadores, produção escrita dos cursistas e entrevista do grupo focal. A análise dos dados obtidos será realizada utilizando a Análise Textual Discursiva. Ao término desta pesquisa, espera-se apresentar o quão preparados os professores de Ciências dos anos iniciais do ensino fundamental então frente à temática das Fake News, observando como eles lidam com a temática em sala de aula. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | XII Workshop e a II Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2022) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negacionismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desinformação | - |
Palavras-chave: dc.subject | ACT | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores. | - |
Título: dc.title | ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO PERMANENTE SOBRE FAKE NEWS E DESINFORMAÇÃO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: