
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Sônia Regina Muchinski | - |
| Autor(es): dc.creator | Anderson Roges Teixeira Góes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:34:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:34:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92028 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92028 | - |
| Descrição: dc.description | O presente estudo tem como objetivo investigar quais as principais contribuições dos princípios e diretrizes do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) para as práticas pedagógicas utilizadas pelos docentes do ensino superior das disciplinas de Matemática. Para tanto será realizada uma revisão sistemática da literatura nos campos da formação continuada do docente do ensino superior e dos princípios e diretrizes do DUA. A fim de atingir o objetivo proposto, será elaborado um curso de formação que será ofertado aos docentes das disciplinas de Matemática de cursos superiores envolvendo os princípios e diretrizes do DUA. Este curso será composto de três fases, a saber: (1) levantamento dos principais desafios nas práticas pedagógicas dos docentes de Matemática; (2) construção colaborativa de práticas pedagógicas pautadas no DUA; (3) análise dos resultados. Com isso, espera-se contribuir com a formação dos docentes de Matemática do ensino superior através de práticas inclusivas pautadas no DUA. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | XII Workshop e a II Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2022) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenho Universal para Aprendizagem/Universal Design for Learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática no Ensino Superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada do Docente. | - |
| Título: dc.title | CONTRIBUIÇÕES DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM PARA AS PRÁTICAS DE DOCENTES DE MATEMÁTICA DO ENSINO SUPERIOR | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: