POSSIBILIDADES E TENSIONAMENTOS ENTRE AS TEORIAS CRÍTICAS E O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLucas Martini-
Autor(es): dc.creatorElenilton Vieira Godoy-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:43:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:43:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-01-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/92026-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92026-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa é vetorizada pela seguinte questão: A componente curricular matemática no ensino fundamental - anos finais, se estrutura e possibilita o direcionamento para a formação do pensamento crítico dos sujeitos? Tem como objetivo geral a identificação dos sentidos que são produzidos pelos currículos estaduais do Paraná e Santa Catarina, sob a ótica das teorias críticas produzidas pela Escola de Frankfurt e por Paulo Freire no direcionamento de uma formação permeada pela ênfase no pensamento crítico. Para tanto, realizaremos dois mapeamentos de Teses e Dissertações no que dizem respeito as incidências e influências da Escola de Frankfurt e de Paulo Freire nas pesquisas em Educação Matemática. Na sequência, levantaremos as centralidades das teorias críticas desenvolvidas diretamente pela Escola de Frankfurt e por Paulo Freire em sobreposição dos currículos. Esperamos que esta pesquisa possa contribuir nas discussões curriculares, e que estimule possibilidades para a obtenção de uma pedagogia contemporânea.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationXII Workshop e a II Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2022)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEstudos Curriculares-
Palavras-chave: dc.subjectFormação Crítica-
Palavras-chave: dc.subjectEmancipação.-
Título: dc.titlePOSSIBILIDADES E TENSIONAMENTOS ENTRE AS TEORIAS CRÍTICAS E O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.