UMA ANÁLISE DAS METODOLOGIAS ATIVAS A PARTIR DO SEU MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO E DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA ESCOLAR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAnderson Gosmatti-
Autor(es): dc.creatorMaria Lucia Panossian-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:53:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:53:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-01-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/92020-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92020-
Descrição: dc.descriptionEssa pesquisa tem como objeto as metodologias ativas, circunstanciadas ao âmbito da Educação Matemática da Escola Básica, tomadas a partir da necessidade de sua melhor compreensão como um elemento relacionado ao trabalho didático. O objetivo é analisar tais metodologias a partir de sua constituição lógica e histórica, explicitando suas contradições e demarcando sua localização nos processos de ensino e de aprendizagem da matemática, com referência na atividade pedagógica (ASBAHR, 2005; MOURA, 2017), na perspectiva da Teoria da Atividade (Leontiev, 1988). Metodologicamente, tomam-se a proposição de Kosik (2002) referentes aos momentos de elaboração do objeto da pesquisa, e o par dialético histórico e lógico (Kopnin, 1978 e Rosental; Straks, 1960), para organizar movimentos de aproximação ao objeto. Considera-se que a pesquisa pode contribuir para a compreensão das metodologias ativas na organização do ensino, com a explicitação de suas relações essenciais, com subsídios teórico-metodológicos aos professores de matemática.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationXII Workshop e a II Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2022)-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias ativas-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da Atividade-
Palavras-chave: dc.subjectAtividade pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectLógico e histórico-
Palavras-chave: dc.subjectRelações essenciais.-
Título: dc.titleUMA ANÁLISE DAS METODOLOGIAS ATIVAS A PARTIR DO SEU MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO E DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA ESCOLAR-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.