
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Raquel de Abreu Fochesato Quidigno | - |
| Autor(es): dc.creator | Sérgio Camargo | - |
| Autor(es): dc.creator | Tania Teresinha Bruns Zimer | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:55:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:55:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92015 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92015 | - |
| Descrição: dc.description | A Educação Infantil visa o desenvolvimento integral da criança. No entanto, as investigações nacionais sobre a Educação em Ciências na Educação Infantil com foco na formação dos professores atuantes nessa etapa ainda são incipientes. Essa pesquisa de doutorado, em andamento, tem como objetivo analisar a contribuição da(s) disciplina(s) que abordam o PCK para o Ensino de Ciências Naturais na formação inicial de professores multidisciplinares para a atuação na Educação Infantil. Essa investigação qualitativa está fundamentada em Shulman, Carlsen e Quidigno, Camargo e Zimer. Buscando atingir tal objetivo a pesquisa será realizada em dois momentos. O primeiro será o estado do conhecimento realizado com produções nacionais (BDTD e Banco de Teses e Dissertações da Capes) e internacionais (ERIC e Scopus). A pesquisa de campo, segundo momento, haverá a seleção da/das IES participantes, seleção das disciplinas e a aplicação dos instrumentos de coleta de dados. Os resultados poderão auxiliar na reflexão da formação do professor multidisciplinar. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | XII Workshop e a II Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2022) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação inicial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professor Multidisciplinar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação em Ciências | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento Pedagógico do Conteúdo. | - |
| Título: dc.title | O PCK NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO EM CIÊNCIAS NATURAIS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: